Cientista aponta nova teoria para criação do vulcão Etna

Nível do mar teria contribuído para formação da montanha

4 abr 2018 - 18h11

O cientista Iain Stewart apontou que o aumento do nível do mar foi o responsável pela criação do vulcão Etna, em um estudo publicado na revista científica "Episodes".

"A correspondência entre o período de aumento do nível do mar e de transformação do Etna é mais que uma simples coincidência", afirmou. Segundo ele, há 130 mil anos, o Mar Mediterrâneo atingiu o maior nível que se tem conhecimento, o que foi seguido por um aquecimento do clima.

De acordo com o pesquisador, isso causou o "fechamento" do antigo canal dos centros de erupção - que se alongava na direção norte-sul ao longo da costa atual -, forçando a lava a emergir por outro lugar da ilha da Sicília: o Etna. Outra hipótese levantada é que o aumento do calor na crosta terrestre teria levado à formação do vulcão, de acordo com um estudo publicado em 2011 no Jornal Italiano de Geociências do Observatório do Etna, ligado ao Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (Ingv). "No artigo publicado em 2011, demos uma explicação muito mais simples e plausível", explicou, em entrevista à ANSA, Stefano Branca, do Ingv. "Para nós, a formação do vulcão se deve ao gradual aquecimento térmico da crosta terrestre e a uma maior eficiência no mecanismo de subida do magma, que se concentrou em uma zona de saída 'preferencial', ou seja, o Etna", disse. O Etna é o vulcão ativo de maior altitude da Europa e fica na região da Sicília, entre as províncias de Catânia e Messina. De acordo com um estudo publicado na revista Bulletin of Volcanology, atualmente há uma maior preocupação acerca do vulcão, pois ele está "deslizando" para o mar, o que pode provocar catástrofes naturais.

Ansa - Brasil