Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chuvas atingem 39 cidades no Rio Grande do Sul e deixam mais de 500 desalojados

24 ago 2025 - 19h03
Compartilhar
Exibir comentários

O Rio Grande do Sul enfrenta sérias consequências após dias de chuva intensa. Desde quinta-feira (21), temporais desalojaram 534 pessoas e deixaram outras 27 sem abrigo, segundo dados da Defesa Civil estadual. O balanço inclui ocorrências em diferentes regiões do Estado e mostra o impacto da instabilidade climática.

Enchente no arroio Turuçu, no município de Turuçu, no Rio Grande do Sul
Enchente no arroio Turuçu, no município de Turuçu, no Rio Grande do Sul
Foto: Prefeitura de Turuçu no Instagram / Perfil Brasil

Ao menos 39 municípios registraram danos, com maior gravidade em São Lourenço do Sul, onde o arroio São Lourenço transbordou. Bairros residenciais foram atingidos, e muitas famílias tiveram de deixar suas casas. Apenas na cidade, 500 pessoas ficaram desalojadas e 23 desabrigadas. Em São José do Norte, localizado às margens da Lagoa dos Patos, outras 24 pessoas também precisaram sair de suas residências.

Como as cidades estão reagindo?

Em São Lourenço do Sul, a cerimônia da Chama Crioula, tradicional lembrança da Guerra dos Farrapos (1835-1845), precisou ser transferida neste sábado (23) para um espaço coberto. Parte da cidade segue tomada pela água, e a prefeitura publicou alertas sobre risco de leptospirose, doença transmitida em áreas alagadas.

O governador Eduardo Leite (PSD) afirmou em publicação nas redes sociais que conversou com o prefeito Zelmute Marten (PT) e já acionou secretarias estaduais para apoiar o município. "Já determinei às secretarias as primeiras ações, como distribuição de água potável, cestas básicas e kits de higiene, bem como medicamentos básicos, kits de primeiros socorros", escreveu Leite no X.

Em Canguçu, as chuvas destelharam casas, alagaram ruas e causaram estragos em pontes. Quatro pessoas ficaram desalojadas. Em Camaquã, a prefeitura abriu parte do asfalto da rodovia ERS-350 para escoar a água acumulada.

No município de Vila Nova do Sul, o nível do arroio Vossoroca subiu e levou o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a interditar uma ponte da BR-290. Também houve registro de chuva forte em Porto Alegre no sábado. Para este domingo, a Defesa Civil prevê que a instabilidade se concentre nas regiões norte e nordeste do Estado.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade