Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo que anuncia 'surpresa' com bomba nuclear não foi publicado por órgão oficial do Irã

CONTEÚDO NÃO FOI DIVULGADO EM PERFIS DE AUTORIDADES IRANIANAS

27 jun 2025 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que a agência estatal do Irã teria publicado um vídeo que mostra um homem segurando uma bomba com símbolo nuclear. A postagem afirma que a postagem teria sido divulgada com um aviso de que o mundo teria uma "surpresa que será lembrada por séculos".

Vídeo não foi publicado por rede oficial do Irã, como afirma o conteúdo checado.
Vídeo não foi publicado por rede oficial do Irã, como afirma o conteúdo checado.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O perfil que publicou o conteúdo não é o da mídia estatal do Irã. A conta se apresenta como uma agência de notícias iraniana em árabe que é credenciada pelo Ministério da Cultura e Orientação Islâmica - o órgão responsável por regulamentar as atividades culturais e midiáticas no país persa. Porém, não é uma página porta-voz do governo. Não há registro de que perfis oficiais, como o do presidente e o do líder supremo do país, tenham republicado o vídeo.

Saiba mais: O vídeo publicado no X (antigo Twitter) mostra uma pessoa com um uniforme militar com a bandeira do Irã alisando uma bomba com um símbolo nuclear. Sobreposto ao vídeo, há a palavra "talvez" em inglês, árabe e hebraico.

O conteúdo logo foi reproduzido por outras contas nas redes sociais, afirmando que o Irã teria insinuado um ataque com bomba nuclear. "A conta oficial da agência de notícias do Ira publicou este vídeo, gerado por lA, de um homem alisando uma bomba com um símbolo nuclear, com a legenda: 'talvez'", escreveu um canal no Instagram. "Essa mesma agência fez um post dizendo que hoje o mundo terá uma surpresa que será lembrada por séculos."

Mas a conta não é da mídia estatal do Irã, como afirma a postagem aqui checada. O conteúdo foi compartilhado em um perfil no X que se apresenta como "A Voz da República Islâmica do Irã no Mundo Árabe", um canal iraniano que publica informações no idioma árabe.

A descrição do perfil diz que a conta é oficialmente credenciada pelo Ministério da Cultura e Orientação Islâmica - que é o órgão do Irã responsável por regulamentar as atividades culturais e midiáticas. Mas isso não quer dizer que seja um perfil oficial da mídia estatal. A Radiodifusão da República Islâmica do Irã (IRIB) é a única emissora de rádio e televisão do país.

A imagem que se tornou viral também não aparece no perfil do presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, ou do líder supremo, Ali Khamenei.

O Verifica entrou em contato com o editor-chefe da agência de fact-checking de conteúdos persas Factnameh, que é participante da Arab Network for Fact-Checkers (AFCN), que presta suporte para verificações no mundo árabe. Ele confirmou que a conta não é oficialmente ligada ao governo iraniano, mas explicou que, na maioria dos casos, as pessoas que a administram podem ser próximas ao governo.

A reportagem entrou em contato com a Embaixada do Irã no Brasil e com a conta que publicou o vídeo, mas não obteve retorno até a publicação da checagem.

Não há registro de que Irã tenha anunciado 'surpresa'

Não existem relatos oficiais de que o Irã tenha anunciado uma "surpresa" que o mundo jamais vai esquecer. O boato acompanha as postagens do vídeo analisado aqui.

Uma checagem do site americano Snopes sobre o assunto informou que o boato surgiu em uma publicação no X de uma conta que compartilha atualizações sobre Teerã, mas que não é afiliada a nenhuma entidade do governo iraniano. Poucos canais publicaram essa alegação, e os que fizeram não forneceram evidências da veracidade da citação.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade