Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo não mostra tropas dos EUA na Venezuela, e sim protesto de imigrantes na Flórida

MANIFESTAÇÃO CONTRA POSSE DE MADURO FOI ORGANIZADA POR COMUNIDADE VENEZUELANA QUE VIVE EM CIDADE AMERICANA

19 ago 2025 - 14h06
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo mostraria povo venezuelano comemorando após tropas dos Estados Unidos chegarem ao país latino-americano. É possível ver um veículo militar e pessoas com bandeiras nas ruas.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso. A filmagem ocorreu na cidade estadunidense de Tampa, no estado da Flórida, no dia 9 de janeiro, em uma manifestação da comunidade venezuelana. O protesto havia sido convocado pela oposição do país um dia antes da posse de Nicolás Maduro. Nos últimos dias, o governo do presidente americano, Donald Trump, anunciou o envio de militares para a América Latina e o Caribe sob a justificativa de combater cartéis de drogas. Até o momento, não há registro de invasão norte-americana no território da Venezuela.

Saiba mais: por meio da busca com palavras-chaves no TikTok, o Verifica localizou a conta responsável pelo vídeo original. Diferentemente do que alegam as postagens virais, a gravação não mostra uma comemoração da invasão de tropas dos EUA na Venezuela, e sim um protesto feito pela comunidade venezuelana em Tampa, na Flórida.

A filmagem original foi publicada nas redes sociais no dia 9 de janeiro por uma página dedicada à oposição venezuelana que vive na cidade estadunidense. Os manifestantes pediam por liberdade em seu país de origem e se posicionavam contra a posse de Maduro, que ocorreu um dia depois do protesto, em 10 de janeiro. Na época, a imprensa estadunidense noticiou o ocorrido na Flórida.

No perfil do Instagram da conta que publicou o vídeo do protesto pela primeira vez, o responsável pelo perfil escreveu que a imagem do veículo militar com as bandeiras dos Estados Unidos e da Venezuela foi feita na esquina entre as rodovias Dale Mabry e Columbus, em Tampa. A partir do Google Maps, foi possível confirmar que, de fato, o vídeo foi filmado no local.

Além disso, o mesmo usuário também compartilhou fotos de manifestantes em frente ao veículo. É possível ver uma placa com o nome da rua no fundo da imagem.

Os protestos ocorreram em janeiro deste ano após convocação da líder opositora María Corina Machado, que havia sido detida em Caracas pelo Comando Nacional da Venezuela. O movimento pedia pelo reconhecimento da vitória de Edmundo González nas eleições do País. O governo de Maduro defende ter tido 51,2% dos votos contra 44% da oposição.

EUA anuncia operação militar na América Latina e Caribe

A imprensa norte-americana noticiou que o governo Trump irá enviar mais de 4 mil fuzileiros navais e marinheiros para o Mar do Caribe sob a justificativa de combater o tráfico de drogas na região. Em fevereiro, os EUA designou cartéis do México e da Venezuela como organizações terroristas.

No início de agosto, Trump elevou para US$ 50 milhões (cerca de R$ 272 milhões) a recompensa por informações que levem à prisão ou condenação de Maduro. A gestão norte-americana acusa o presidente venezuelano de ser uma "ameaça à segurança nacional dos EUA e "um dos maiores narcotraficantes do mundo".

Em resposta, o governo da Venezuela anunciou, nesta segunda-feira, 18, a mobilização de 4,5 milhões de milicianos. Criada por Hugo Chaves, a Milícia Bolivariana faz parte da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).

Como lidar com posts do tipo: as postagens virais retiram de contexto um vídeo da manifestação de venezuelanos para desinformar. Em casos como esse, é importante fazer a busca reversa (veja como fazer) para tentar localizar as imagens originais e entender o ocorrido. Também procure por informações na imprensa profissional a fim de checar se as alegações dos posts são verdadeiras.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade