Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo mostra eleições internas do PT em escola de samba e não prova denúncia de compra de filiados

ACUSAÇÃO DE SUPOSTA IRREGULARIDADE CIRCULA NAS REDES SOCIAIS, MAS TRE-RJ INFORMOU QUE NÃO HÁ PROCESSOS SOBRE O TEMA

24 jul 2025 - 15h47
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: homem afirma que o Partido dos Trabalhadores (PT) teria pagado R$ 100 para pessoas se filiarem à legenda em um evento na Vila Kennedy, no Rio de Janeiro. Em um vídeo, ele mostra a quadra de uma escola de samba carioca e uma fila de pessoas.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso. O vídeo começou a circular nas redes sociais no dia 6 de julho, data em que ocorreu o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT. A quadra da escola de samba Unidos da Vila Kennedy estava registrada no site da legenda como um local de votação para a escolha de novos dirigentes. Ao Verifica, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que não há processos sobre compra de filiados tramitando na 230ª Zona Eleitoral, da Vila Kennedy. Em nota, o PT negou que houve processo de filiação durante o pleito interno.

Saiba mais: Por meio da busca reversa, o Verifica identificou que o vídeo com acusações ao PT começou a circular nas redes sociais no dia 6 de julho. Nesta data, ocorreram as eleições internas do partido, como mostram notícias publicadas pelo Poder 360 e pela CNN.

Na gravação, o homem afirma que a quadra da escola de samba Unidos da Vila Kennedy estava sendo usada para compra de filiados, por R$ 100 cada. Contudo, em nenhum momento da filmagem, é exibida comprovação de que o partido estava pagando dinheiro aos presentes.

O autor do vídeo mostra uma fila e conversa com diferentes pessoas. Uma delas confirma que se tratava de uma eleição interna do partido. O Verifica não conseguiu localizar o responsável pela gravação.

"O partido repudia de forma veemente qualquer insinuação de compra de votos", afirmou o PT. "O PED é conduzido com seriedade, transparência e total compromisso com a ética partidária."

Quadra consta como local de votação do partido

Nas redes sociais, o PT convocou filiados para votação dos diretórios municipais em todo o País. Como informam os comunicados da legenda, poderiam participar do processo de eleições apenas filiados até 28 de fevereiro. A definição consta no regulamento do PED.

O site do partido lista a relação dos locais de votação. A quadra da Unidos da Vila Kennedy aparece como um dos registrados.

Ao Verifica, o presidente da escola Unidos da Vila Kennedy, Beto Peçanha, informou desconhecer informações sobre o caso.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade