Vídeo editado com IA mostra André Mendonça dizendo que STF faz 'perseguição descarada' a Bolsonaro
NÃO HÁ REGISTROS DE QUE O MINISTRO DO STF TENHA DADO A DECLARAÇÃO; DATA SUGERIDA NA POSTAGEM NÃO TEVE NENHUM SESSÃO
O que estão compartilhando: um vídeo que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmando que o tribunal tem feito "perseguição descarada" contra Jair Bolsonaro (PL). Mendonça aparece dizendo, ainda, que "não estão julgando apenas um homem, mas tentando calar milhões de brasileiros". Sobre as imagens há uma legenda com a data 28/07/2025.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há registros de que o ministro tenha feito as declarações que aparecem no vídeo. O conteúdo possivelmente foi editado a partir da técnica deepfake, que cria imagens e áudios sintéticos com auxílio de inteligência artificial.
Visualmente, é possível perceber saltos na imagem, como se ela tivesse sido cortada, embora o áudio siga de forma linear. O vídeo também possui pontos borrados, principalmente atrás do ministro, outro sinal de deepfake. Duas ferramentas às quais a reportagem submeteu o conteúdo apontam haver trechos produzidos com inteligência artificial.
Por fim, a assessoria de imprensa do STF informou que o ministro nunca fez tal declaração. Além disso, não houve sessões em julho.
Leitores do Estadão Verifica solicitaram a checagem deste conteúdo pelo WhatsApp, no número (11) 97683-7490.
A ferramenta Hive Moderation também identificou ser provável que o vídeo contenha conteúdo gerado de forma artificial.
Realizando buscas reversas (aprenda a fazer aqui), a reportagem identificou pelo menos duas transmissões de sessões plenárias do STF onde o autor do conteúdo pode ter coletado imagens do ministro para a construção do vídeo falso. Nas gravações, Mendonça está usando uma camisa azul semelhante à do post checado.
Uma delas ocorreu em abril, quando foram discutidos os limites para a quebra de sigilo de usuários da internet com base em buscas em sites de pesquisa. A outra aconteceu em junho, quando foram analisados recursos sobre normas do Marco Civil da Internet.
Em nenhuma das ocasiões, Mendonça falou o que alega a publicação. O STF informou que denunciou, por meio de sua conta oficial, o conteúdo como falso à plataforma pelas vias administrativas.
Postagens manipulam vídeos de Alexandre de Moraes e Ratinho e mentem sobre indenização da Serasa
Vídeo não mostra juíza americana criticando Alexandre de Moraes, mas sim avatar gerado com IA
Mendonça foi indicado por Jair Bolsonaro ao STF. Anteriormente, foi ministro da Justiça e advogado-geral da União no governo de Bolsonaro.
Como explica o Estadão, ele é visto como um contraponto no tribunal a Alexandre de Moraes, especialmente em processos do 8 de Janeiro. Mendonça já defendeu penas mais brandas e que os casos não fossem julgados pelo Supremo, mas foi vencido nas votações.
O mesmo conteúdo foi checado por AFP Checamos, Reuters e Aos Fatos.