Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump não projetou bandeira do Brasil na Times Square; vídeos usam IA

GRAVAÇÕES INVENTAM QUE PRESIDENTE AMERICANO FEITO O GESTO PARA APOIAR O EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

5 ago 2025 - 09h16
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria mandado projetar a bandeira do Brasil em um telão na Times Square, em Nova York, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Posts compartilham vídeos em que a apresentadora do Jornal Nacional Renata Vasconcellos e o jornalista Roberto Cabrini, da Record, parecem noticiar o ocorrido.

Suposta projeção da bandeira do Brasil na Times Square foi manipulada por IA em vídeos que circulam nas redes sociais
Suposta projeção da bandeira do Brasil na Times Square foi manipulada por IA em vídeos que circulam nas redes sociais
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Os vídeos que supostamente mostram a bandeira do Brasil projetada na Times Square foram manipulados digitalmente. As imagens alteram os telões da avenida e utilizam inteligência artificial para clonar as vozes de Renata e Cabrini. Não há qualquer registro de que eles tenham noticiado o caso mencionado nas postagens, nem mesmo que Trump tenha solicitado a exibição do símbolo nacional como forma de apoio a Bolsonaro.

O Verifica submeteu as gravações à ferramenta Hive Moderation, que apontou alta probabilidade de se tratarem de conteúdos gerados por IA.

O vídeo que utiliza a imagem de Renata Vasconcellos apresenta indícios de manipulação perceptíveis durante a reprodução. A voz atribuída à apresentadora soa artificial e os movimentos da boca têm aparência pouco natural. Além disso, no meio da gravação, há um corte visível que reposiciona a imagem de Renata no enquadramento.

Na gravação, a bandeira do Brasil supostamente projetada em um telão na Times Square mostra o lema "Ordem e Progresso" distorcido, com algumas letras irreconhecíveis. A ferramenta Hive Moderation apontou um resultado agregado de 99,9% de probabilidade de o conteúdo ter sido gerado sinteticamente.

Por fim, no vídeo que não usa a imagem dos jornalistas, a bandeira nacional parece estar sendo exibida em um grande painel com o logotipo da bolsa de valores Nasdaq logo abaixo. A Nasdaq tem prédios na Times Square e oferece publicidade em telões na avenida. O nome da empresa, no entanto, está escrito de forma incorreta como "Nasdarg". Na gravação, também é possível perceber que a imagem do céu tem aparência artificial.

A Hive Moderation, apontou 98,3% de probabilidade de o vídeo conter material gerado por IA.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade