Trump não projetou bandeira do Brasil na Times Square; vídeos usam IA
GRAVAÇÕES INVENTAM QUE PRESIDENTE AMERICANO FEITO O GESTO PARA APOIAR O EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO
O que estão compartilhando: que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria mandado projetar a bandeira do Brasil em um telão na Times Square, em Nova York, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Posts compartilham vídeos em que a apresentadora do Jornal Nacional Renata Vasconcellos e o jornalista Roberto Cabrini, da Record, parecem noticiar o ocorrido.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Os vídeos que supostamente mostram a bandeira do Brasil projetada na Times Square foram manipulados digitalmente. As imagens alteram os telões da avenida e utilizam inteligência artificial para clonar as vozes de Renata e Cabrini. Não há qualquer registro de que eles tenham noticiado o caso mencionado nas postagens, nem mesmo que Trump tenha solicitado a exibição do símbolo nacional como forma de apoio a Bolsonaro.
O Verifica submeteu as gravações à ferramenta Hive Moderation, que apontou alta probabilidade de se tratarem de conteúdos gerados por IA.
O vídeo que utiliza a imagem de Renata Vasconcellos apresenta indícios de manipulação perceptíveis durante a reprodução. A voz atribuída à apresentadora soa artificial e os movimentos da boca têm aparência pouco natural. Além disso, no meio da gravação, há um corte visível que reposiciona a imagem de Renata no enquadramento.
Na gravação, a bandeira do Brasil supostamente projetada em um telão na Times Square mostra o lema "Ordem e Progresso" distorcido, com algumas letras irreconhecíveis. A ferramenta Hive Moderation apontou um resultado agregado de 99,9% de probabilidade de o conteúdo ter sido gerado sinteticamente.
Por fim, no vídeo que não usa a imagem dos jornalistas, a bandeira nacional parece estar sendo exibida em um grande painel com o logotipo da bolsa de valores Nasdaq logo abaixo. A Nasdaq tem prédios na Times Square e oferece publicidade em telões na avenida. O nome da empresa, no entanto, está escrito de forma incorreta como "Nasdarg". Na gravação, também é possível perceber que a imagem do céu tem aparência artificial.
A Hive Moderation, apontou 98,3% de probabilidade de o vídeo conter material gerado por IA.