Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Postagem engana que Lula tenha desaprovação geral de 88%; pesquisa se limitou ao mercado financeiro

TRECHO DE PROGRAMA JORNALÍSTICO É COMPARTILHADO FORA DE CONTEXTO COMO SE MOSTRASSE OPINIÃO DA POPULAÇÃO TODA

13 ago 2025 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: postagem no Facebook mostra um trecho do jornal GloboNews dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem desaprovação de 88%. Legenda sobreposta ao vídeo diz: "Lula está com desaprovação de 88%, a pior de sua história".

A informação completa é a de que o presidente está com avaliação negativa para 88% do mercado financeiro.
A informação completa é a de que o presidente está com avaliação negativa para 88% do mercado financeiro.
Foto: Reprodução/Facebook / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O trecho do GloboNews foi descontextualizado. A postagem dá a entender que o índice se refere à desaprovação geral sobre Lula, mas isso não é verdade. A informação completa é a de que o presidente está com avaliação negativa para 88% do mercado financeiro, segundo levantamento da Genial/Quaest com 106 empresários. O noticiário foi ao ar em março deste ano e pode ser assistido aqui.

Saiba mais: a postagem checada acrescenta uma legenda enganosa a um trecho verdadeiro do canal GloboNews, de 19 de março de 2025. A reportagem falava de uma pesquisa da Genial/Quaest que indicou rejeição de 88% do mercado financeiro a Lula. Quem comentou esse dado na ocasião foi o cientista político e fundador do Instituto Quaest, Felipe Nunes.

Na versão completa do noticiário, Nunes contextualiza que o levantamento que indicou rejeição de 88% a Lula foi realizado com 106 agentes financeiros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Participaram gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão, por meio de questionários online entre os dias 12 e 17 de março.

O levantamento da Genial/Quaest foi o oitavo e mais recente da pesquisa "O que pensa o mercado financeiro". Também foi avaliada a percepção dos agentes financeiros sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

A última pesquisa Genial/Quaest que mediu o índice de aprovação do Presidente da República foi divulgada dia 4 de junho deste ano. A desaprovação do governo Lula chegou a 57%, contra 40% que aprovam a gestão feita pelo petista. Esse foi considerado o pior patamar numérico desde o início do mandato petista.

A pesquisa Datafolha mais recente mostrou que 40% dos brasileiros avaliam a gestão Lula como ruim ou péssima. Ótimo ou bom somaram 29% dos entrevistados, mesma porcentagem dos que a avaliaram como regular.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade