Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não houve atentado frustrado contra avião de André Mendonça, ao contrário do que diz vídeo

POSTS NAS REDES SOCIAIS COMPARTILHAM HISTÓRIA FICTÍCIA DE QUE MINISTRO DO STF TERIA ESCAPADO DE TENTATIVA DE ASSASSINATO; SUPREMO NEGOU QUE EPISÓDIO TENHA OCORRIDO

2 set 2025 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça teria escapado de viajar em um avião sabotado. Vídeos afirmam que antes de entrar na aeronave com um amigo, o magistrado teria recebido uma ligação que o alertou para não embarcar, pois o avião estaria "batizado".

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há nenhum registro de que Mendonça tenha sido alvo de um atentado frustrado. A peça verificada narra acontecimentos que não foram noticiados por veículos de imprensa, nem comunicados por fontes oficiais. Ao Verifica, o STF afirmou que nenhum episódio semelhante ao narrado ocorreu com o magistrado.

Saiba mais: a falsa afirmação de que Mendonça teria escapado de um atentado circula em diferentes redes sociais. Os conteúdos, que em sua maioria são em formato de vídeo, não apresentam a fonte de onde a informação teria sido retirada. Publicada no TikTok, a peça aqui verificada contava com mais de 230 mil visualizações até essa terça-feira, 2.

Além de narrar uma série de acontecimentos que não estão baseados em fatos, o vídeo verificado cria teoria da conspiração ao relacionar a falsa sabotagem que teria ocorrido com Mendonça à morte do ministro do STF Teori Zavascki, que faleceu em 2017 após a queda de um avião em Paraty (RJ). Na época, Teori era relator dos processos da Operação Lava Jato.

O conteúdo afirma, por exemplo, que a caixa-preta da aeronave não foi encontrada e sugere que o avião em que Zavascki estava teria sido sabotado. No entanto, as duas alegações são falsas.

Conforme mostram reportagens publicadas pela imprensa no ano em que aconteceu a fatalidade, a caixa-preta foi encontrada e seu material foi acessado (aqui e aqui). Investigações conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) (aqui), Polícia Federal (aqui) e Ministério Público Federal (MPF) concluíram que a morte do ministro foi um acidente e que não houve ato intencional que tenha provocado a queda da aeronave.

Em 2019, o MPF pediu arquivamento do caso após as investigações descartarem indícios de crime de homicídio. Conforme mostrou o Estadão (aqui), o procurador Igor Miranda, responsável pelo caso, afirmou naquele ano que as causas do acidente foram falha humana e mau tempo. A queda do avião vitimou Zavascki e mais quatro pessoas.

Peças de desinformação semelhantes à verificada também foram checadas por Boatos.org e Aos Fatos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade