Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não há registros de adulteração de açaí com papel higiênico e papelão, dizem autoridades

ÓRGÃOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS AFIRMAM NÃO HAVER NENHUMA OCORRÊNCIA DE FRAUDE EM LOTES DO PRODUTO

14 out 2025 - 12h51
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo afirma ter ocorrido adulteração em um lote de açaí no Brasil, com adição de papelão e papel higiênico usado para aumentar o volume do produto. Segundo o conteúdo, uma das falsificações teria sido encontrada em Manaus, no Amazonas.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa-Manaus) e o Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) do Amazonas disseram não ter recebido nenhuma denúncia nem ter qualquer registro de adulteração em lotes de açaí na cidade. Também não há ocorrências de contaminação de açaí a nível nacional, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Saiba mais: Nas últimas semanas, o tema da adulteração de alimentos e bebidas ganhou destaque nas redes sociais, especialmente após os casos de intoxicações por metanol. O Ministério da Saúde confirmou 32 casos e informou que há 181 notificações em investigação para verificar se estão, de fato, relacionadas ao consumo de produtos contaminados.

Em meio a esse cenário de preocupação, diversos conteúdos enganosos passaram a circular nas redes sociais. O Estadão Verifica desmentiu que o leite estaria contaminado com metanol, que refrigerantes da Coca-Cola conteriam a substância, ou que um teste caseiro com óleo e sal poderia identificar metanol na cerveja.

O vídeo analisado aqui entra nessa onda de desinformação. A publicação no TikTok acumulou mais de 50 mil curtidas, 3 mil comentários e 28 mil compartilhamentos. Vários internautas demonstraram preocupação quanto à segurança do produto e ao risco de consumo de alimentos contaminados.

O que disseram os órgãos de vigilância

A Visa Manaus informou que não recebeu nenhuma denúncia ou registro de adulteração em lotes de açaí na cidade. O órgão destacou que intensificou a fiscalização dos produtos comercializados localmente em parceria com a prefeitura. Além disso, informou que oferece capacitação a produtores e distribui cartilhas sobre boas práticas sanitárias.

Em nível estadual, o Devisa confirmou as informações do município. O órgão acrescentou que ainda busca identificar a origem do vídeo do suposto açaí adulterado, para aplicar as medidas cabíveis, se comprovado o crime.

A Senacon e a Anvisa também confirmaram não haver registros ou denúncias sobre esse tipo de adulteração em larga escala.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade