Não há evidências de que o suco de limão, pepino e azeite elimine cálculos renais
ESTUDOS SOBRE PAPEL DA FRUTA NA PREVENÇÃO DAS POPULARES PEDRAS NOS RINS AINDA NÃO SÃO CONCLUSIVOS; MÉDICOS RECOMENDAM HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O que estão compartilhando: que suco de limão, pepino e azeite dissolve cálculos renais e elimina qualquer infecção.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Especialistas ouvidos pelo Verifica disseram que não há evidências de que o suco funcione, e que não existe receita capaz de "limpar os rins" e "eliminar cálculos renais".
O vídeo aqui checado foi criado com auxílio de inteligência artificial, conforme apontou a ferramenta Hive Moderation, que analisa imagem e áudio de vídeos para detectar geração digital. Numa estimativa agregada o conteúdo apontou 99% de chances de conter criação por IA ou deepfake.
Saiba mais: vídeo compartilhado no Facebook ensina a "receita" de uma bebida à base de pepino, suco de um limão e azeite de oliva para "lavar os seus rins, eliminar os cálculos presos e dissolver qualquer infecção."
Mas não há evidências de que a receita funcione. Segundo o médico Alexandre Danilovic, membro da Disciplina de Endourologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e urologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, não há qualquer evidência de que essa mistura ajuda na eliminação de cálculos ou na prevenção de infecção.
Evidências do limão na prevenção ainda são fracas
Há estudos sobre a atuação do limão contra a formação de cálculos renais, mas eles não são concretos. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Durval Ribas Filho, a fruta é rica em ácido cítrico (citrato) que é um inibidor da cristalização do oxalato de cálcio, um dos causadores de cálculos renais.
O limão pode atuar de duas maneiras. A primeira é ligando o cálcio na urina e impedindo que ele se combine com o oxalato, mantendo-o dissolvido e facilitando sua eliminação. A segunda maneira é inibindo diretamente a agregação de cristais de oxalato de cálcio. No entanto, os estudos científicos existentes sobre essa atuação têm limitações e faltam ensaios clínicos.
"Não existem receitas milagrosas para "limpar os rins", como misturar limão, pepino e azeite", reforça Ribas Filho. "Os estudos científicos mostram outra realidade: não existe nenhum alimento que dissolve cálculos renais já formados. O que de fato funciona, segundo a ciência, é a prevenção através de hábitos alimentares saudáveis."
Não existe cura, mas há prevenção para a doença
Também conhecidos como pedras nos rins, os cálculos renais se formam a partir de substâncias insolúveis que impedem a passagem da urina no canal urinário. O tratamento pode ser cirúrgico, dependendo do tamanho, composição e posição do cálculo. Segundo o médico Alexandre Danilovic, esta é uma doença comum que afeta 1 em cada 11 pessoas. Cerca de 50% dos pacientes voltam a ter pedras nos rins em até 5 anos.
Danilovic reforça que não há nenhuma receita milagrosa que destrua as pedras, mas há prevenção. "A análise do cálculo e da urina do paciente são os exames usados para identificar a causa específica e existem medicações e alterações dietéticas que podem ser utilizadas para evitar os cálculos", diz.
Ribas Filho fala que há evidências de que uma hidratação suficiente para urinar 2 litros ao dia ajuda a evitar cálculos urinários. Sucos cítricos, como de limão e laranja, também podem ser aliados. "Uma receita simples é misturar 60 ml de suco de limão com 500 ml de água e tomar três vezes ao dia", ensina.
Ele também alerta que a disseminação de conteúdos falsos atrapalha o tratamento oficial da doença.
"Não há comprovação de que essa mistura (pepino, limão e azeite) seja capaz de eliminar cálculos ou tratar infecções. Utilizamos antibióticos muito bem estudados e regulados por órgãos competentes para tratar infecções. Usar essa mistura pode, inclusive, ser prejudicial por retardar o início do tratamento eficaz", alerta.
Como lidar com postagens do tipo: é comum que vídeos com receitas milagrosas se tornem virais na internet. Esses conteúdos tendem a procurar condições que possuem grande incidência na população, como pedras nos rins, colesterol alto, diabetes, doenças da próstata. Mas é importante ter em mente que dificilmente uma receita, por mais natural que seja, seja a cura de uma doença. O conselho de médicos especialistas é nunca trocar o tratamento convencional por um vendido nas redes sociais, e sempre procurar a opinião médica.
Receita com cebola roxa e limão não controla a glicose, ao contrário do que afirma vídeo
Limão e espinheira-santa não substituem remédio contra úlceras, ao contrário do que diz médico
Vídeo engana ao afirmar que chá de alho e limão pode limpar gordura de artérias e prevenir enfarte