Não existe registro de contaminação de lotes de café com metanol
ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E DE INVESTIGAÇÃO NÃO RECEBERAM DENÚNCIAS DE ADULTERAÇÃO; BOATO VIRAL DISTORCE IMAGEM DE RENATA VASCONCELLOS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O que estão compartilhando: que lotes de café teriam sido contaminados com metanol.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informaram não ter nenhuma notícia de contaminação por metanol em bebidas não alcoólicas. Até agora, a contaminação se deu por conta de produtos destilados. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) informou que nunca teve registro, em 50 anos de história, de uso de metanol para adulterar café.
O conteúdo viral usa inteligência artificial para distorcer a imagem da jornalista Renata Vasconcellos, conforme mostrou uma plataforma de detecção de conteúdos criados pela tecnologia. O Jornal Nacional, do qual ela é apresentadora, não publicou nenhuma notícia sobre contaminação de metanol no café.
Não há registro de contaminação de refrigerantes da Coca-Cola com metanol
Não existe alerta sobre leite contaminado com metanol; vídeo usa IA de Renata Vasconcellos
É falso que hospital Vila Nova Star tenha registrado 20 casos de intoxicação por metanol
Como lidar com postagens do tipo: Em casos de crise como a que estamos vivendo com o metanol ficar bem informado é uma solução contra a incerteza. Ao se deparar com conteúdos suspeitos, procure sempre saber se ela já foi veiculada em jornais de confiança ou confirmada por órgãos competentes do governo, como o Ministério da Saúde ou Anvisa.