Lula não teve uma perna amputada; postagem com alegação falsa usa imagens manipuladas
ALEGAÇÃO DISTORCE INFORMAÇÕES REFERENTES À CIRURGIA PELA QUAL O PRESIDENTE PASSOU EM 2023; ELE COLOCOU UMA PRÓTESE NA ARTICULAÇÃO DO FÊMUR PARA SOLUCIONAR DORES NO QUADRIL
O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma perna amputada em 2023, e que o governo escondeu isso até agora.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Postagem com essa alegação distorce informações relacionadas à cirurgia a que Lula foi submetido, em 2023, para colocar prótese em articulação óssea da perna direita. Vídeo faz uso de imagens manipuladas, como apontaram ferramentas de detecção usadas pelo Verifica.
Saiba mais: são recorrentes nas redes sociais boatos relacionados à saúde do presidente do Brasil. Entre outros, os que dizem que ele morreu e foi substituído por um sósia ou clone, o que já foi desmentido em diferentes ocasiões pelo Verifica. Uma pesquisa divulgada em 5 de agosto apontou que um em cada oito eleitores acredita que Lula foi substituído por clone ou sósia.
A origem da alegação analisada pelo Verifica é um perfil que produz informações mentirosas, distorcidas e conspiratórias, sempre com chamadas sensacionalistas e ilustradas com imagens resultantes de montagem ou uso de inteligência artificial.
O vídeo que está sendo compartilhado por diferentes perfis nas redes sociais circula desde o dia 31 de julho. Seu autor é Carlos Heinar, criador de conteúdo e palestrante dedicado a temas religiosos e teológicos que embasam suas análises do noticiário político. O canal dele no YouTube, com 1,57 milhão de inscritos, é apresentado como um "espaço de extrema direita cristã e conservadora, onde analisamos os fatos sem filtro, sem censura e com base nos princípios da ética judaico-cristã".
O canal promove desinformação de forma apelativa e também anuncia suplementos alimentares e produtos para emagrecimento. As chamadas com a alegação referente ao presidente dizem: "Diabo levou a perna dele? Lula só revelou agora que teve a perna amputada".
Heinar faz referência à cirurgia pela qual Lula passou em 2023, em razão de uma artrose na cabeça do fêmur do quadril direito. O desgaste na articulação provocava dores que incomodavam o presidente havia anos. O problema foi solucionado com a colocação de uma prótese no lugar desse osso da coxa que faz a articulação entre o fêmur e o quadril. A intervenção foi exitosa, segundo avaliação dos médicos, e a recuperação foi bem-sucedida.
Diferentemente do que é dito no vídeo, Lula não teve a perna amputada na cirurgia. Também não é verdade que o presidente confessou apenas agora ter escondido o fato. Além da implausibilidade da alegação, envolvendo a deliberada omissão de um incidente grave com a maior autoridade do Brasil, a postagem fez uso de imagens manipuladas de forma grosseira.
No vídeo, uma animação com duas fotografias mostra Lula na cama do hospital. O coto enfaixado é da perna esquerda, não da direita, na qual a operação foi feita. Outra evidência visual da manipulação é o presidente aparecer com os 10 dedos das mãos. Uma característica amplamente conhecida do líder petista, desde o início de sua trajetória política, é o fato de ter nove dedos nas mãos. Ele perdeu o dedo mindinho esquerdo em um acidente de trabalho, em 1964, quando atuava como torneiro mecânico em uma metalúrgica.
A criação sintética das imagens foi apontada por duas ferramentas consultadas pelo Verifica. A Hive Moderation indicou 91,2% de probabilidade de uso de inteligência artificial ou deepfake. Por sua vez, a OpenAI apontou o uso do recursos do SynthID na produção. Veja os resultados nas imagens abaixo:
No canal de Heinar podem ser encontrados conteúdos recentes com o mesmo propósito desinformativo envolvendo o presidente Lula. Entre eles um que fala sobre uma iminente invasão do Brasil por forças militares dos Estados Unidos enviadas por Donald Trump para prendê-lo - e também atacar favelas do Rio de Janeiro e São Paulo para combater narcotraficantes. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino e Alexandre de Moraes também são alvos recorrentes dos vídeos, sempre anunciados com manchetes sensacionalistas.
O Verifica procurou Heinar para esclarecimentos, mas não houve resposta até a conclusão deste texto.
Como já mostraram o Verifica e o Projeto Comprova, é comum a viralização de conteúdos nas redes sociais que disseminam desinformação e teorias conspiratórias envolvendo a saúde de Lula, inclusive alegando que o presidente teria morrido logo após ser eleito para o terceiro mandato, em 2022, sendo desde então substituído por um sósia. Veja algumas checagens sobre o tema aqui e aqui. O próprio Lula já brincou com a profusão de boatos: "Já sou o quinto Lula!".
Suposta pesquisa com Flávio Bolsonaro à frente de Lula é enquete feita por blog de caminhoneirosSuposta pesquisa com Flávio Bolsonaro à frente de Lula é enquete feita por blog de caminhoneiros
Postagem tira número de eleitores de contexto para dizer que 'mortos e crianças' votam na Bahia
Canais de bets ilegais somam mais de um milhão de inscritos no Telegram
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.