Imagens de 'ovos falsos' são, na verdade, de brinquedos vendidos na internet
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES AFIRMA NÃO EXISTIR FABRICAÇÃO DE OVOS ARTIFICIAIS NO PAÍS
O que estão compartilhando: um vídeo alegando que ovos falsos são fabricados em escala industrial a partir de soluções químicas e vendidos para consumo como se fossem ovos orgânicos.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Parte das imagens mostra ovos de brinquedo fabricados para crianças. Peças semelhantes podem ser facilmente encontradas em plataformas de compra e venda, como Ebay e Ali Express. Ao Verifica, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que não há registro de produção ou comercialização de ovos "artificiais" ou "falsos" no Brasil. "Todos os ovos destinados ao consumo humano são de origem natural, produzidos por aves poedeiras e submetidos a rígidos controles sanitários e de qualidade", informa nota da entidade.
Saiba mais: em tom de denúncia, o vídeo mostra suposta produção de ovos falsos em massa. Primeiramente, são mostradas imagens de manipulação de ovos gelatinosos.
Em seguida, há uma sequência de vídeos de mistura de substâncias em recipientes de laboratório, que representariam a confecção desses ovos. Ao término dessa etapa, a narração diz que "em minutos um ovo falso está pronto para ser servido frito, aquecido ou mexido".
O áudio afirma ainda que o produto engana facilmente os olhos e paladar da maioria das pessoas, enquanto empresários lucram rapidamente com o esquema.
Com a ferramenta de busca reversa de imagens (aprenda a usar aqui), o Verifica identificou que boatos semelhantes circulam há anos em redes sociais de vários países e em diferentes línguas. As imagens usadas nas postagens mais antigas são as mesmas inseridas na montagem que circula agora no Brasil.
Verificadores de fatos têm desmentido a alegação pelo menos desde 2018 em países como Índia (The Logical Indian e Factly) e Filipinas (Vera Files).
Na China, conteúdos dessa natureza foram desmentidos pela plataforma Piyao, que permite ao público denunciar "rumores online", e pelo veículo de imprensa Sohu. Conforme essas publicações, ??o Departamento de Segurança Pública de Nanquim (cidade no leste da China) esclareceu que as imagens mostram a fabricação de brinquedos semelhantes a ovos.
Ovos comercializados no Brasil passam por inspeção frequente
A ABPA destaca que no Brasil os ovos comercializados são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e por órgãos estaduais e municipais de defesa agropecuária.
"Esses órgãos atestam a autenticidade e a segurança dos alimentos que chegam ao consumidor, seguindo normas técnicas e padrões estabelecidos pela legislação brasileira", diz a entidade.
Segundo a associação, não há qualquer possibilidade de fabricação industrial de ovos artificiais no sistema produtivo formal e regulamentado do País. "Vídeos e conteúdos que sugerem o contrário não têm base factual e acabam gerando desinformação que prejudica produtores, cooperativas e consumidores".
Arroz da marca 'Cordão Azul' não é de plástico; vídeo foi gravado na Angola em 2017
Postagens enganam ao indicar diferença no preço dos ovos entre governos Lula e Bolsonaro
Um manual da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) determina como deve ocorrer a inspeção e fiscalização de ovos e derivados, em caráter periódico. Os requisitos incluem análises laboratoriais visando a verificação da identidade e qualidade do produto e o combate à fraude.
De acordo com o Mapa, desde 1952 é obrigatória a rotulagem de produtos de origem animal, como os ovos, entregues ao comércio.
Desde 2017, a inspeção e a fiscalização dos ovos inclui a manipulação, o beneficiamento, a industrialização, o fracionamento, a conservação, o acondicionamento, a embalagem, a rotulagem, o armazenamento, a expedição e o trânsito do produto.