Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-assessor de Moraes nega ter imagens do 8 de Janeiro, ao contrário do que afirmam posts

POSTAGENS ESPALHAM FALSAMENTE QUE EDUARDO TAGLIAFERRO TERIA DITO QUE IRIA REVELAR VÍDEOS INÉDITOS DO PRÉDIO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA NO DIA DOS ATAQUES ÀS SEDES DOS TRÊS PODERES

19 set 2025 - 14h07
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, teria dito que iria revelar imagens inéditas do 8 de Janeiro. As gravações seriam as mesmas que o então ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que haviam sido apagadas.

Ex-assessor de Moraes negou possuir qualquer registro do 8 de janeiro em publicações feitas em seu perfil no Instagram
Ex-assessor de Moraes negou possuir qualquer registro do 8 de janeiro em publicações feitas em seu perfil no Instagram
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O ex-assessor de Moraes negou ter qualquer registro do 8 de Janeiro em publicações feitas em seu perfil no Instagram (aqui e aqui). Posts que compartilham a alegação falsa sugerem que as imagens revelariam uma outra versão sobre a autoria dos atos de vandalismo praticados contra o patrimônio público, de que a destruição das sedes dos Três Poderes teria sido causada por "infiltrados" nos protestos. Como mostrou o Verifica, essa versão não tem embasamento na realidade.

Saiba mais: o boato é de que Eduardo Tagliaferro teria em mãos as imagens do prédio do Ministério da Justiça registradas em 8 de Janeiro que, segundo Dino, não foram arquivadas devido ao contrato com a empresa responsável pelas câmeras de segurança. Esse boato começou a circular após uma declaração do senador Izalci Lucas (PL-MG). Em entrevista à Band News, o senador afirmou que um "assessor do Alexandre de Moraes" teria declarado que apresentaria essas imagens, que teriam ficado no Supremo.

Tagliaferro, no entanto, negou a versão contada por Izalci. Consultado por um blog que se identifica como "pró-Bolsonaro" (aqui), o ex-assessor de Moraes disse: "Não sei de onde ele tirou isso. Essas imagens não chegaram ao TSE".

A postagem verificada aqui compartilha um vídeo em que um apresentador utiliza a entrevista de Izalci como fonte para afirmar que imagens inéditas do 8 de Janeiro seriam reveladas pelo ex-assessor.

Além de desmentir o boato ao blog, Tagliaferro publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, no qual negou as alegações: "Tô fazendo esse vídeo aqui pra reforçar que eu não tenho as imagens de 8 de Janeiro. Trata-se de uma fake news que circula pelas redes (...) As imagens de 8 de Janeiro jamais estiveram em minhas mãos".

Recentemente, o Verifica desmentiu uma postagem semelhante, que atribuía a Tagliaferro o vazamento de vídeos dos atos de 8 de Janeiro (aqui). No entanto, as imagens exibidas na postagem não eram inéditas e foram compartilhadas logo após, ou no mesmo dia em que os crimes aconteceram.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade