Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que Fux tenha publicado dossiê com acusações a Moraes; vídeo foi gerado com IA

CANAL DO YOUTUBE AFIRMA QUE CONTEÚDOS PUBLICADOS SÃO FICTÍCIOS, MAS USUÁRIOS COMPARTILHAM COMO SE FOSSEM VERDADEIROS

13 ago 2025 - 09h15
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: vídeo afirma que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu como um "espião". Ele teria reunido um dossiê com 1.247 páginas denunciando que o ministro Alexandre de Moraes transformou a Corte em uma "organização criminosa". A "Operação Toga Preta" revelaria supostas manipulações de processos, ordens para grampos ilegais e instruções para prisões sem fundamento legal.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. O conteúdo foi publicado em um canal de do Youtube que gera roteiros de vídeos com uso de inteligência artificial. A conta afirma, em sua biografia na rede social, que "as histórias e reportagens aqui apresentadas não são verdadeiras". Não há registro de nenhum dossiê de Luiz Fux divulgado contra Alexandre de Moraes. Não há registro em fontes confiáveis da existência de uma "Operação Toga Preta".

Saiba mais: o vídeo foi originalmente publicado em uma conta no YouTube que informa o uso de IA para sua elaboração. Mas foi compartilhado em outras redes sociais sem essa informação. Usuários passaram a acreditar na veracidade de que Fux teria agido como um "espião" no STF e apresentado um relatório imputando crimes ao ministro Moraes.

Conta original não informou, dentro do vídeo, o uso de IA

Por meio da busca reversa (veja como fazer aqui), o Verifica localizou a conta responsável pelo vídeo original. Na descrição do canal, o autor afirma que trata-se de um projeto de "entretenimento e ficção" e que "as histórias e reportagens aqui apresentadas não são verdadeiras".

Apesar da descrição na biografia do canal, o vídeo não possui nenhuma sinalização de que o conteúdo é fictício, seja nas imagens, áudios ou descrição. Nos comentários, pessoas acreditam que as informações são verdadeiras. "Se Fux fez isso mesmo, ele é um herói", escreveu um usuário. Outro falou: "Parabéns Luiz Fux gratidão por sua coragem" (sic).

A conta compartilha diariamente publicações geradas com inteligência artificial, sem avisos de que as informações são falsas. A maioria dos vídeos publicados envolvem o ministro Fux e supostos dossiês elaborados contra Moraes. Há postagens que somam mais de 500 mil visualizações no Youtube.

O Estadão noticiou que Luiz Fux é elogiado por bolsonaristas por ter divergido de Moraes em medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também abriu contrapronto com os demais integrantes da Primeira Turma em temas relacionados ao 8 de Janeiro.

Como lidar com posts do tipo: O vídeo analisado é fictício e foi feito com inteligência artificial. É importante procurar pelas publicações originais antes de confiar em postagens feitas nas redes sociais. Também procure por notícias na imprensa profissional a fim de checar se as alegações são verdadeiras.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade