Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É falso que Alexandre de Moraes tenha sofrido infarto e seja alvo de novas sanções de Trump

NÃO HÁ REGISTRO DE QUE MINISTRO DO STF TENHA TIDO PROBLEMAS DE SAÚDE RECENTEMENTE; ÚLTIMA PENALIDADE APLICADA CONTRA JUIZ FOI EM JULHO

19 set 2025 - 11h16
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria sofrido um infarto fulminante após receber mais uma sanção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Moraes teria sido atendido por um médico que teria constatado que o ministro tem problemas de saúde mental.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não há qualquer registro de que Alexandre tenha sofrido complicações de saúde recentemente. Também não há notícia de novas sanções de Trump. A última penalidade aplicada contra o juiz brasileiro foi a Lei Magnitsky, que impõe sanções financeiras, no dia 30 de julho. Em nota ao Verifica, o STF afirmou que nenhuma das afirmações do vídeo procedem.

Saiba mais: Publicado em um perfil no TikTok que promete apresentar notícias diariamente, o vídeo checado acumulou mais de 523 mil visualizações e mais de 25 mil curtidas desde quinta-feira, 19. O Verifica tentou contato com o perfil, mas não teve resposta.

A página costuma publicar informações falsas. Alguns vídeos no perfil noticiam a morte de celebridades que ainda estão vivas, como Maísa Silva e Fernanda Montenegro. Outras postagens compartilham informações falsas sobre política, como uma que alega intervenção das Forças Armadas em investigações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O vídeo que afirma que Alexandre teria sofrido um infarto mostra diferentes imagens que parecem mostrar o ministro chorando. Mas não foi possível encontrar esses registros em sites confiáveis, procurando por busca reversa de imagens. A ferramenta de verificação Image Whisperer indicou alta probabilidade de essas fotos terem sido geradas com inteligência artificial (abaixo).

EUA não anunciaram novas sanções a Moraes

Depois do julgamento que condenou Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, o governo dos Estados Unidos criticou Moraes. Mas, até o momento, não anunciou novas sanções contra o ministro.

Na sexta-feira passada, 12, o subsecretário de Diplomacia Pública americano, Darren Beattie, afirmou que a condenação é "mais um capítulo do complexo de perseguição e censura" de Moraes.

Nesta quarta-feira, 17, o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, criticou a atuação do ministro, descrevendo Alexandre como "sancionado e violador de direitos humanos".

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade