Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É enganoso que Casa Branca tenha excluído Lula de foto oficial de conferência na Malásia

IMAGEM RETRATA ENCONTRO PARALELO ENTRE O PRESIDENTE DOS EUA E LÍDERES DE PAÍSES-MEMBROS DO BLOCO ASIÁTICO, DO QUAL O BRASIL NÃO FEZ PARTE

28 out 2025 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que a Casa Branca excluiu o presidente Luis Inácio Lula da Silva da foto oficial do presidente americano Donald Trump na 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia.

Arte sobre captura de tela da postagem verificada
Arte sobre captura de tela da postagem verificada
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. A imagem utilizada na postagem retrata encontro entre o presidente dos EUA e líderes de países que fazem parte da Asean. O evento ocorreu em paralelo à 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), da qual Lula participou como convidado. Ele aparece na foto de abertura da conferência, na Malásia, e também ao lado de Trump em foto divulgada pela Casa Branca, após o primeiro encontro entre os dois presidentes, durante o evento.

No encontro paralelo, Estados Unidos e países do bloco asiático firmaram compromisso "com o fortalecimento da cooperação e a manutenção da paz, estabilidade e prosperidade regionais", como consta no site oficial da conferência.

Assim como acontece com os EUA, o site mostra outros encontros semelhantes entre um país específico e membros da Asean, como a 26ª Cúpula Asean-República da Coréia do Sul e a 28ª Cúpula Asean-Japão. A foto dos encontros também apresenta os líderes desses países ao lado de representantes do bloco asiático. Veja abaixo:

Brasil participou pela primeira vez da conferência

O presidente Lula participou da abertura da 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), no domingo, 26, a convite da presidência do bloco, atualmente exercida pela Malásia. É a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro participa do evento.

Na foto da abertura do evento, Lula aparece ao centro:

Encontro e foto com Trump

Ainda no domingo, 26, Lula e Trump se encontraram na Malásia, em agenda paralela à conferência. Foi o primeiro encontro entre os dois presidentes. Lula reiterou o pedido para que Trump revesse o tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros e sanções aplicadas a autoridades do Brasil.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou a reunião como "descontraída" e "até alegre". Segundo Vieira, o governo americano concordou com um cronograma de negociações. A próxima rodada entre equipes dos dois países está prevista para acontecer na próxima semana em Washington, nos EUA.

É falso que Trump tenha indicado Bolsonaro para cargo com 'imunidade total'

Governo dos Estados Unidos não anunciou cancelamento de visto de general Tomás Paiva

Lula e Trump posaram sorridentes para fotos. Uma delas foi compartilhada pelo perfil da Casa Branca no X:

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade