É enganoso que Casa Branca tenha excluído Lula de foto oficial de conferência na Malásia
IMAGEM RETRATA ENCONTRO PARALELO ENTRE O PRESIDENTE DOS EUA E LÍDERES DE PAÍSES-MEMBROS DO BLOCO ASIÁTICO, DO QUAL O BRASIL NÃO FEZ PARTE
O que estão compartilhando: que a Casa Branca excluiu o presidente Luis Inácio Lula da Silva da foto oficial do presidente americano Donald Trump na 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. A imagem utilizada na postagem retrata encontro entre o presidente dos EUA e líderes de países que fazem parte da Asean. O evento ocorreu em paralelo à 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), da qual Lula participou como convidado. Ele aparece na foto de abertura da conferência, na Malásia, e também ao lado de Trump em foto divulgada pela Casa Branca, após o primeiro encontro entre os dois presidentes, durante o evento.
No encontro paralelo, Estados Unidos e países do bloco asiático firmaram compromisso "com o fortalecimento da cooperação e a manutenção da paz, estabilidade e prosperidade regionais", como consta no site oficial da conferência.
Assim como acontece com os EUA, o site mostra outros encontros semelhantes entre um país específico e membros da Asean, como a 26ª Cúpula Asean-República da Coréia do Sul e a 28ª Cúpula Asean-Japão. A foto dos encontros também apresenta os líderes desses países ao lado de representantes do bloco asiático. Veja abaixo:
Brasil participou pela primeira vez da conferência
O presidente Lula participou da abertura da 47ª Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), no domingo, 26, a convite da presidência do bloco, atualmente exercida pela Malásia. É a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro participa do evento.
Na foto da abertura do evento, Lula aparece ao centro:
Encontro e foto com Trump
Ainda no domingo, 26, Lula e Trump se encontraram na Malásia, em agenda paralela à conferência. Foi o primeiro encontro entre os dois presidentes. Lula reiterou o pedido para que Trump revesse o tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros e sanções aplicadas a autoridades do Brasil.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou a reunião como "descontraída" e "até alegre". Segundo Vieira, o governo americano concordou com um cronograma de negociações. A próxima rodada entre equipes dos dois países está prevista para acontecer na próxima semana em Washington, nos EUA.
É falso que Trump tenha indicado Bolsonaro para cargo com 'imunidade total'
Governo dos Estados Unidos não anunciou cancelamento de visto de general Tomás Paiva
Lula e Trump posaram sorridentes para fotos. Uma delas foi compartilhada pelo perfil da Casa Branca no X: