Daniela Lima citava promessa de Lula ao dizer que aeroportos voltariam a ficar lotados
POSTAGEM ENGANA AO SUGERIR QUE JORNALISTA ESTAVA DEFENDENDO GOVERNO; LATAM, AZUL E GOL NÃO ANUNCIARAM ATÉ O MOMENTO AUMENTO DE PASSAGENS POR CAUSA DE IOF
O que estão compartilhando: que a jornalista Daniela Lima, âncora da GloboNews, teria afirmado que no governo Lula pobre andaria de avião. Agora, empresas aéreas teriam anunciado aumento das passagens por causa do aumento do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) promovido pelo governo federal.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O post tira de contexto a frase "você vai voltar a ver aeroporto lotado como se fosse rodoviária", dita por Daniela Lima no programa CNN 360º de 31 de outubro de 2022. Na ocasião, a jornalista não estava defendendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas citando uma promessa de campanha feita por ele para explicar o crescimento de ações de uma operadora de viagens.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou que "não houve nenhum comunicado oficial por parte das companhias aéreas a respeito do aumento das passagens". Contudo, a entidade afirmou que há essa possibilidade devido às mudanças relacionadas ao IOF.
Saiba mais: a postagem faz referência a um vídeo em que a jornalista afirma que "você vai voltar a ver aeroporto lotado como se fosse rodoviária", que tem sido amplamente compartilhado fora de contexto nos últimos dias.
O conteúdo é um corte do programa CNN 360º, programa em que Daniela trabalhava, que foi ao ar no dia 31 de outubro de 2022. Na ocasião, a apresentadora e o comentarista Fernando Nakagawa analisavam a reação do mercado à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições, noticiando que o dólar vinha operando em queda, enquanto o real se fortalecia.
Ao longo da análise, Nakagawa cita algumas empresas cujas ações estavam em alta naquele momento. Daniela então afirma que "discurso vira dinheiro em política". Ela atrela a alta nas ações de uma operadora e agência de viagens à promessa de campanha feita por Lula de que as pessoas de menor poder aquisitivo voltariam a viajar de avião.
A jornalista afirma durante o programa que a frase citada por ela foi dita exaustivamente pelo presidente.
Daniela Lima não admitiu ter tentado 'esconder fragilidade' do governo; avaliação era de aliados
Declaração de jornalista é tirada de contexto para sugerir que eleições foram fraudadas
Não houve anúncio de aumento de passagens
A postagem analisada pelo Verifica também afirma que Latam, Gol e Azul teriam anunciado aumento das passagens por causa da alta do IOF, mas isso não ocorreu até o momento.
A Azul não respondeu à tentativa de contato do Verifica, enquanto a Latam e a Gol direcionaram a reportagem à Abear. A associação negou o anúncio de aumento, mas manifestou profunda preocupação com a mudança do IOF sobre transações internacionais.
Ao Verifica, a associação informou que o aumento de 0,38% para 3,5% da alíquota que incide sobre remessas ao exterior atinge diretamente operações de leasing de aeronaves e motores (espécie de aluguel utilizado na aviação), serviços de manutenção e outros pagamentos para fornecedores.
Conforme a entidade, haverá impactos sobre investimentos em novas rotas e destinos e sobre o acesso da população ao transporte aéreo. O setor tem 60% dos custos atrelados ao dólar.
Esse cenário foi apresentado no início da semana pelo presidente da Abear, Juliano Noman, em um artigo publicado na newsletter da entidade. No texto, que virou notícia em sites especializados, Norman afirma que a medida pode comprometer "a conectividade aérea do País e o acesso das populações das regiões mais remotas à aviação".
Conteúdos semelhantes também foram checados por AFP Checamos.