Áudio gerado por IA imita voz de Bonner; apresentador não disse que ajudou a eleger Lula
GLOBO CLASSIFICOU GRAVAÇÃO COMO FALSA; JORNALISTA CHAMOU MATERIAL DE 'NEGÓCIO TOSCO' E 'MALFEITO'
O que estão compartilhando: que teria vazado um áudio do jornalista William Bonner, da TV Globo, em que ele afirma ter ajudado a eleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na gravação, ele teria declarado, ainda, que a emissora ganha "bilhões" com o Partido dos Trabalhadores (PT).
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Uma ferramenta que afirma detectar uso de inteligência artificial (IA) em áudios apontou que a peça verificada "muito provavelmente" foi gerada pela tecnologia. Bonner fez menção ao material fraudulento durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, referindo-se a ele como "negócio tosco" e "malfeito". Ao Verifica, a Globo classificou o conteúdo como falso.
Procurado, o autor do vídeo ameaçou mobilizar seus seguidores para derrubar o perfil do repórter no Instagram.
Além da análise da ferramenta, é possível perceber que o áudio apresenta indícios de IA. A fala é robotizada e as pausas entre as frases são pouco naturais, características de materiais gerados pela tecnologia.
Em nota à reportagem, a Globo classificou o áudio como falso. Em uma live no Instagram, Bonner se referiu ao material como "negócio tosco". Embora não cite diretamente, o jornalista descreveu a peça verificada e afirmou que trata-se de um áudio fraudulento feito por inteligência artificial.
"Hoje mandaram para mim um sujeito, dentro de um carro, dirigindo com o celular na mão. [...] Mostrando um negócio, como se fosse um áudio revelador com a minha voz, malfeita, por sinal, de inteligência artificial. Um negócio tosco, burrice artificial", disse. O trecho está disponível a partir do minuto 31:44.
O áudio falso começou a circular após o anúncio da saída de Bonner do Jornal Nacional. Na postagem, o autor do conteúdo diz que o jornalista saiu da TV Globo, o que não é verdade. Como mostrou o Estadão, Bonner permanecerá na emissora até 31 de outubro apresentando o JN. Ele deve retornar em fevereiro, como apresentador do Globo Repórter.
Não é a primeira vez que o responsável pela postagem falsa publica conteúdos fraudulentos gerados por IA. O Verifica já checou uma gravação com evidências de IA atribuída ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com ameaças ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
O áudio foi apagado após a checagem. O dono do perfil também espalhou mentiras sobre o Verifica em outro vídeo, em que acusa o núcleo de checagem do Estadão de receber verbas e ordens de Moraes.
O áudio falso de Bonner também foi desmentido pelo Fato ou Fake, do g1.
Como lidar com postagens do tipo: é importante ter cuidado com postagens que aparentam mostrar um "escândalo" que não foi noticiado por fontes confiáveis. No caso aqui verificado, a ausência de notícias sobre o áudio atribuído a Bonner chama a atenção para a falsidade do conteúdo. Pesquise antes de compartilhar.