Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Almirante Alvin Holsey não estava em aeronave da Força Aérea americana que pousou no Brasil

MILITAR DOS EUA ESTAVA NA ARGENTINA E NO PANAMÁ DURANTE PASSAGEM DE AVIÃO EM PORTO ALEGRE E GUARULHOS

25 ago 2025 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários

O que estão compartilhando: que o avião da Força Aérea dos Estados Unidos que pousou em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em Guarulhos, em São Paulo, na semana passada trazia o almirante Alvin Holsey. Ele seria um oficial de alto escalão que teria sido impedido anteriormente de entrar no Brasil.

Não há confirmação de que o almirante americano esteve no Brasil, a bordo da aeronave que pousou em Porto Alegre e Guarulhos.
Não há confirmação de que o almirante americano esteve no Brasil, a bordo da aeronave que pousou em Porto Alegre e Guarulhos.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Durante a passagem da aeronave no Brasil, o almirante Alvin Holsey, responsável pelo Comando Sul das Forças Armadas americanas, estava em uma Conferência de Defesa da América do Sul na Argentina. Quando a aeronave saiu dos Estados Unidos, Holsey estava no Panamá. A programação foi publicada na conta do Instagram do Comando Sul, que divulgou imagens do almirante durante o evento.

Não há confirmação da identidade das pessoas que estavam no avião ou sobre a missão dele no Brasil. O Verifica procurou o Ministério da Defesa, mas não obteve retorno. A Polícia Federal não comentou as perguntas feitas.

Saiba mais: A aeronave Boeing 757-200 da Força Aérea dos Estados Unidos passou por Porto Alegre (RS) e Guarulhos (SP), entre os dias 19 e 21. O avião está vinculado ao 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana (USAF) e se destina ao transporte de diplomatas, agentes especiais, militares de elite e equipes da CIA.

Como mostrou o Estadão, a Embaixada dos Estados Unidos disse que a aeronave ofereceu apoio logístico à missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil e sua chegada foi autorizada pelas autoridades brasileiras competentes. A chegada da aeronave também foi autorizada pelo Ministério da Defesa. A Polícia Federal informou que fez os "procedimentos migratórios de praxe".

Apenas se sabe que o avião transportava diplomatas americanos, mas não há detalhes sobre a identificação desses diplomatas. A falta de informação gerou uma onda de conteúdos conspiratórios nas redes sociais.

O boato mais compartilhado afirmava que o almirante Alvin Holsey estava a bordo do avião e que ele estaria em operação especial no País. Mas a presença do almirante não foi confirmada, e publicações no Instagram do Comando Sul dos Estados Unidos (USSouthCom) mostram que nas datas em que o avião esteve no Brasil, o almirante estava na Argentina em uma Conferência de Defesa da América do Sul (aqui). No dia em que o avião saiu dos Estados Unidos, ele estava no Panamá (aqui).

As imagens mostram que o almirante discursou na Argentina (aqui) e ficou no país até o dia 21 de agosto (aqui), data em que o aeronave foi embora do Brasil. Postagens posteriores mostram o militar no Paraguai (aqui). Além disso, os passageiros desceram em Porto Alegre, e filmagens divulgadas pela imprensa não mostram o almirante (veja aqui).

A última vez em que Holsey esteve no Brasil foi em maio, para reuniões com o ministro da Defesa, José Múcio, e outros chefes militares. A visita foi marcada por um mal estar entre os militares, segundo apontaram jornais da época.

Holsey demonstrou a intenção de visitar uma base do Exército em Rio Branco, no Acre, mas a visita não aconteceu. Militares brasileiros informaram que o pedido foi feito com pouca antecedência. Foi sugerido que o americano visitasse o Comando Militar da Amazônia, para ter uma visão mais ampla sobre o trabalho do Exército Brasileiro, mas Holsey negou.

Outras versões de boatos que circulam nas redes sociais envolvendo o avião americano afirmam que os passageiros seriam agentes da CIA, ou agentes especiais dos EUA, mas não há confirmação sobre isso. A identidade das pessoas presentes na aeronave não foi confirmada.

O Verifica procurou a Polícia Federal, que respondeu que não comenta esse tipo de informação. O Ministério da Defesa também foi procurado, mas não respondeu.

O que se sabe sobre o pouso do avião da Força Aérea dos EUA no Brasil

Como é o avião da Força Aérea dos EUA que pousou no Brasil

Embaixada dos EUA se explica sobre avião que pousou em SP e Porto Alegre; veja o que disseram

Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade