Bruna Mascarenhas de 'Sintonia' reflete sobre impacto da cultura: 'É um caminho de esperança'
Atriz revela que personagem Rita inspirou jovens e ajudou a desconstruir preconceitos religiosos
Bruna Mascarenhas, protagonista da série Sintonia, participou da Sala de TV do Terra nesta quarta-feira, 25, e falou sobre o impacto de sua personagem Rita --e também da própria série-- na vida dos espectadores. Conhecida por interpretar uma jovem que percorre diferentes caminhos em busca de transformação social, Bruna compartilhou sua experiência com o papel.
"Teve uma menina que ia largar a faculdade de direito, porque estava difícil. Ela assistiu, virou fã da vida e não largou o estudo", contou. "O audiovisual impacta as pessoas. A cultura como um todo, a música, a novela. É um reflexo da nossa sociedade e é também um caminho de esperança, inspiração e motivação."
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Rita, que começou sua trajetória "deixando a vida levar", passou por mudanças radicais ao longo das temporadas da série da Netflix. A personagem se envolveu com a religião evangélica, flertou com a política e encontrou na advocacia uma forma de ajudar sua comunidade.
Na vida real, Bruna é umbandista. E foi justamente ao interpretar uma evangélica devota -- religião que tende a criticar as de matriz africana -- que a atriz encontrou espaço para desconstruir barreiras pessoais. "Só me mostrou como é importante a gente respeitar a fé alheia e quanto é importante a gente alimentar a nossa própria fé também", afirmou.
Ela também relatou um momento de aproximação com o irmão durante as gravações: ele havia se convertido à religião evangélica, e os dois estudaram a Bíblia juntos. Com isso, se entenderam sem julgamentos.
Sobre o futuro de Sintonia, a atriz comentou os rumores que circulam nas redes e confirmou que deve aparecer no spin-off centrado em Nando, personagem de Christian Malheiros.