vc repórter: usuários de ônibus fretados lotam estação Sumaré
O ponto de parada de ônibus fretados da estação Sumaré, na avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo (SP), ficou lotado no fim da tarde desta segunda-feira. No primeiro dia da restrição imposta pela prefeitura, os usuários desse tipo de transporte tiveram de enfrentar a fila de veículos que se formou na via.
» vc repórter: mande fotos e notíciasPara o programador Fernando Nox, a espera foi de 30 minutos até que o ônibus que ele utiliza conseguisse estacionar ao lado da calçada para o embarque. "Havia muita gente no local, e ninguém sabia onde estava o seu fretado", conta ele, que mora em Jundiaí e usa o fretado para ir ao trabalho.
Como o bolsão de parada não ficou afastado do escritório, no final da avenida Paulista, nesta segunda-feira ele fez o trecho entre os dois pontos a pé. No final do expediente, ele diz ter enfrentado um trecho alagado e mal iluminado até a estação. "O caminho é escuro e perigoso", reclama.
Com as novas regras de circulação, os ônibus particulares que fazem transporte coletivo terão de parar fora de uma área de 70 km² a partir do centro da capital. Por isso, foram criados 14 pontos de paradas espalhados pela cidade. Vila Madalena, Sumaré, Barra Funda, Parada Inglesa, Imigrantes, Conceição e Brás são as estações de metrô onde os fretados podem fazer embarque e desembarque.
Além desses, há pontos nas estações da CPTM Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica/Rebouças, Pinheiros, Barra Funda e Brás e no Terminal Sacomã (no Expresso Tiradentes) e na Avenida dos Bandeirantes, na altura da Rua Alvorada.
A CET e a Secretaria Municipal de Transportes trabalham em um balanço do trânsito no primeiro dia de circulação segundo as novas regras que deve ser divulgado na tarde desta terça-feira.
Os internautas Everton Monteiro, de Valinhos (SP), e Fernando Nox, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.