Câmeras da CET-Rio identificarão veículos irregulares
Veículos em situação irregular vão ser monitorados em tempo real 24 horas por dia por 25 câmeras da CET-Rio que fazem leitura das placas e transmitem os dados para o Detran-RJ. Um convênio firmado nesta terça-feira entre os dois órgãos permitirá que, até o fim do ano, agentes de trânsito só parem e multem, durante blitzes, motoristas cujos carros estejam sem licenciamento anual, com multas vencidas ou em débito com o IPVA, principalmente.
De acordo com o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, o novo sistema, batizado de blitz eletrônica, vai tornar mais ágeis e eficientes as operações na capital e aumentar o cerco aos motoristas de carros, motos, vans, Kombis e ônibus em situação irregular.
"É a ferramenta mais poderosa para melhorar o trânsito na cidade, com vistas à Copa e às Olimpíadas. Hoje qualquer carro é parado na blitz, mesmo que esteja em situação regular. Com o convênio, só vamos incomodar quem estiver irregular", afirma Avelino. Com o monitoramento das placas será possível identificar ainda veículos clonados, roubados e habilitação vencida.
Das 124 câmeras da CET-Rio que monitoram o trânsito, só 25 têm capacidade de ler a placa do veículo. A parceria permitirá que as imagens captadas por essas câmeras sejam transferidas instantaneamente para o banco de dados do Detran. O cruzamento de informações com o cadastro de inadimplentes será feito em questão de segundos pelos computadores do Detran.
As placas que constarem na lista de devedores serão repassadas para os palmtops (computadores de mão) usados pelos agentes de trânsito. "Hoje, o agente envia, através do palmtop, o número da placa e aguarda retorno do banco de dados. Com a mudança, essa etapa será queimada. Os agentes terão em mãos as placas dos carros que devem ser paradas", explica Avelino.
A previsão é que, até o fim de 2010, novas câmeras sejam instaladas no município para ampliar a cobertura sobre 4,6 milhões de veículos que trafegam no Rio. O monitoramento deve frear a inadimplência dos mais de 2,3 milhões de motoristas que não fizeram a vistoria do Detran-RJ em 2008 e que, apesar disso, continuam circulando pelas rodovias e vias expressas do Estado com os veículos em situação irregular.
Balanço divulgado ontem pelo Detran mostra que 261 veículos irregulares foram apreendidos em 19 municípios do estado, incluindo a capital, nos cinco dias do feriadão passado. Todos estavam com o IPVA em atraso. Desde 5 de janeiro, mais de 8 mil veículos irregulares foram recolhidos na Região Metropolitana do Rio.