PUBLICIDADE

RS garante apoio à família de ativista do Greenpeace detida na Rússia

14 out 2013 - 18h48
(atualizado às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, recebe os pais de Ana Paula Maciel, gaúcha ativista do Greenpeace presa na Rússia
Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, recebe os pais de Ana Paula Maciel, gaúcha ativista do Greenpeace presa na Rússia
Foto: Caroline Bicocchi / Palácio Piratini / Divulgação

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, garantiu nesta segunda-feira apoio à família de Ana Paula Maciel, ativista brasileira do Greenpeace detida na Rússia. Os pais de Ana Paula foram recebidos na tarde de hoje pelo governador, que ofereceu a estrutura institucional para que a gaúcha retorne ao País o mais breve possível. 

"A relação com o Estado nacional não é feita por nós, mas a família terá todo carinho e acolhimento do governo, pois se trata de uma brasileira e gaúcha", afirmou Tarso. "A preocupação que temos em um momento como este é com os direitos resguardados", disse o governador.

O pai de Ana Paula, Jaires Maciel, disse que a ajuda oferecida pelo Estado tranquiliza a família. “O governador colocou à disposição a estrutura institucional do Estado e o que for possível fazer para ajudar na solução do problema. É uma gaúcha que precisa voltar para casa, afinal ela só estava lutando por sonhos e por aquilo que acredita, e isso não é crime em lugar nenhum no mundo”, disse. "Ter o apoio dos órgãos governamentais do nosso país nos tranquiliza", afirmou Jaires. 

Para a mãe de Ana Paula, Rosângela Maciel, o encontro com o governador foi animador: "A esperança e a expectativa aumentaram, nós estamos sendo ouvidos e tudo o que é possível está sendo feito para que ela seja libertada", disse. Segundo ela, a filha, mesmo presa, "está tranquila e com muita esperança de que logo tudo irá se resolver". 

A carta de garantia já enviada pelo governo brasileiro é considerada a solução mais eficiente para que a ativista responda ao processo em liberdade. "A Embaixada do Brasil está se responsabilizando pela sua nacional, garantindo que ela irá responder ao processo. Nós não queremos nenhum privilégio para a Ana Paula, só queremos que ela seja tratada com dignidade, justiça e que os direitos civis sejam respeitados", disse Rosângela. 

Segundo o diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sergio Leitão, que acompanhou o encontro, "a carta dá ao governo russo a garantia de que, se Ana Paula for colocada em liberdade, poderá responder ao processo sem a necessidade de ficar presa, porque terá a garantia de que ela não vai fugir. Ela ficaria na Rússia até a conclusão do processo, mas em liberdade".

A ativista Ana Paula Maciel foi detida no dia 19 de setembro com 29 colegas ambientalistas que participavam de protesto contra a exploração petrolífera no Ártico. O Brasil foi o único país a oferecer a carta de garantia ao governo russo. Na segunda-feira, Tarso Genro reuniu-se em São Paulo com o diretor do Greenpeace no Brasil, Fernando Rossetti, para tratar da situação de Ana Paula. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade