Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PT critica Fux por condenar 'peixinhos' e absolver Bolsonaro

'Foi um golpe surpresa? Bolsonaro não sabia?', ironizou deputado

11 set 2025 - 08h26
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O voto do ministro Luiz Fux pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dos cinco crimes pelos quais é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi alvo de críticas de parlamentares do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Estátua da Justiça diante da sede do STF, em Brasília
Estátua da Justiça diante da sede do STF, em Brasília
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"O ministro Fux, no 8 de janeiro, condenou 400 pessoas, ou seja, os peixinhos que participaram da organização criminosa. Então veja a loucura: o mordomo foi condenado, e Bolsonaro não sabia de nada", afirmou o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias.

Para o parlamentar governista, o parecer de Fux é contraditório por ter condenado o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens Mauro Cid por abolição do Estado Democrático de Direito e absolvido seu antigo chefe. "Se Mauro Cid, que era ajudante de ordens, foi condenado, era o quê? Um golpe surpresa? E Bolsonaro não sabia de nada?", questionou Lindbergh.

Segundo ele, a oposição vai reforçar a ofensiva pela anistia, mas esse projeto não deve prosperar no Congresso Nacional. Já para seu colega, o deputado petista Rogério Correia, o voto de Fux se insere no contexto da crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos por conta do tarifaço.

"Os argumentos são de benevolência à extrema direita e de agrado a Donald Trump. Fux, Bolsonaro, Trump, tudo a ver!", afirmou o parlamentar.

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade