Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prisão de Fernando Collor gera repercussão internacional

A prisão do ex-presidente brasileiro Fernando Collor de Mello (1990-1992), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (25), gerou ampla repercussão na mídia internacional. Condenado a oito anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, Collor foi detido em Maceió.

25 abr 2025 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários

A prisão do ex-presidente brasileiro Fernando Collor de Mello (1990-1992), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (25), gerou ampla repercussão na mídia internacional. Condenado a oito anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, Collor foi detido em Maceió.

Fernando Collor de Mello, à direita, com Jair Bolsonaro, em Brasília, em 20/2/22.
Fernando Collor de Mello, à direita, com Jair Bolsonaro, em Brasília, em 20/2/22.
Foto: AFP - EVARISTO SA / RFI

Collor, de 75 anos, foi condenado em 2023 a oito anos e dez meses de prisão por corrupção em uma investigação derivada da Operação Lava Jato. A polícia o prendeu "às 4 da manhã" enquanto se preparava para viajar a Brasília para cumprir a decisão judicial, disse seu advogado de defesa, segundo uma nota citada pela imprensa.

O jornal britânico The Guardian publicou uma matéria sobre a prisão de Collor, destacando que ele foi condenado por receber propina de R$ 20 milhões para propiciar contratos entre a BR Distribuidora, uma distribuidora de combustíveis anteriormente controlada pela Petrobras, e a construtora UTC Engenharia. Em troca, Collor ofereceu apoio político para a nomeação de executivos na BR Distribuidora quando ainda era estatal.

A agência de notícias americana AP News também noticiou a prisão, lembrando que Collor foi o primeiro presidente eleito por voto direto após a ditadura militar.

O jornal espanhol El País também noticiou a prisão de Collor, destacando que ele foi detido em Maceió enquanto tentava se entregar às autoridades. A publicação ressaltou que a condenação de Collor reforça o padrão de responsabilização de ex-presidentes no Brasil desde a redemocratização, com exceção de Fernando Henrique Cardoso.

Collor deve permanecer preso em Maceió "até a decisão do STF", disse a fonte policial. Alguns veículos de imprensa afirmam que ele será transferido a Brasília para começar a cumprir sua pena.

A Justiça o considerou culpado de receber R$ 20 milhões enquanto era senador, entre 2010 e 2014, para "facilitar irregularmente contratos" entre uma construtora e uma antiga subsidiária da Petrobras.

A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes e será submetida à homologação do plenário do STF nesta sexta-feira.

Moraes justificou sua decisão considerando que os recursos interpostos pela defesa de Collor contra a condenação de 2023 eram "meramente protelatórios".

Seus advogados receberam a decisão "com surpresa e preocupação", segundo um comunicado à imprensa. 

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade