PUBLICIDADE

Presentes significativos: além da troca material, uma expressão profunda de sentimentos

Colunista Rosane Ventura dá dicas de presentes que irão marcar a vida de quem recebe. Presentes significativos: além da troca material, uma expressão profunda de sentimentos

12 dez 2023 - 10h04
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A prática ancestral de presentear tem origens difusas, mas é inegavelmente um hábito enraizado em tempos remotos. Há registros que remontam a cerca de 800 a.C., quando os druidas, venerados por sua sabedoria na cultura celta, situada no oeste da Europa, tinham a tradição de oferecer visgo, uma planta considerada sagrada, como presente.

Foto: Imagem de asyouwish6 por Pixabay / Diário do Rio

A crença de que presentear visgo no início de cada ano atraía boas energias para o período que se iniciava permeava essa prática druídica.

O ato de presentear transcende a simples troca material; é uma maneira de estar presente mesmo na ausência física, uma forma de deixar uma marca e marcar presença por meio do próprio presente.

À medida que nos aproximamos do Natal, recordo que a tradição de presentear reflete o episódio bíblico em que os três reis magos ofereceram presentes simbólicos a Jesus. O ouro representava a realeza, o incenso a divindade, e a mirra, a humanidade.

Presentear alguém pode ser um ato superficial de comprar algo, mas também pode ser uma expressão profunda de sentimentos. Aquele que recebe, sem dúvida, perceberá a energia e a intenção depositadas no presente, assim como o carinho e a gentileza subjacentes ao gesto. A atenção dedicada aos detalhes e o tempo investido na escolha adicionam valor à experiência do presente.

Desde que me tornei uma exploradora incansável de minha própria essência, passei a compartilhar o que me traz bem-estar com todos ao meu redor, fazendo com que os presentes se tornem cada vez mais significativos em minha vida e na daqueles que compartilham essa jornada comigo.

Presentes marcantes e que irão se fazer presentes na vida de quem recebe:

Óleos essenciais: O olfato desperta memórias muito mais intensas e viscerais do que outros sentidos, como a audição, o toque e a visão.  Imagina marcar de forma positiva e também marcante? Os óleos essenciais por suas propriedades terapêuticas já comprovadas pela ciência tem ganhado cada vez mais adeptos. Dificilmente não irá agradar a alguém. Simples de carregar, fácil de usar e muitos deles tem efeitos quase que instantâneos. Para humor, emoções, ansiedade, depressão, libido e muito mais. 

Livros: Sempre são ótimas escolhas e com investimento financeiro baixo atendendo a diferentes bolsos. Mas é importante pensar que nem todo mundo é de ler. Sendo assim, sempre busco presentear quem curte muito ler ou de acordo com o que sinto que aquela pessoa está precisando receber de mensagem. Separei 4 livros que foram incríveis para mim em diferentes momentos de vida, são eles: "A coragem de ser você mesmo" (Brené Brown), "Um novo mundo - O despertar de uma nova consciência" (Eckhart Tolle), "O caçador de Pipas" (Augusto Cury) e "Para o inferno com a correria" (jefferson Bethke).

Oráculo: é um instrumento de leitura energética, servindo como um mediador entre a sua pergunta e a resposta. Muito encontrado em formato de cartas, tipo baralho. Ele traz mensagens, transmitindo aprendizados e sentimentos que podem ser utilizados como guias para entender situações e dar um direcionamento sobre qual melhor caminho seguir. Imagina estar presente com a pessoa presenteada em momentos marcantes como esses? 

Cristais: São presentes incríveis que podem se tornar amuletos de proteção da pessoa e ou do ambiente. Com investimentos menores considerando pedras pequenas que podem ser carregadas na bolsa ou carteira como a pirita que atrai prosperidade. Ou pedras em forma de druza que além de protegerem ambientes também viram uma linda peça de decoração. Na dúvida, uma sugestão que atende a todos e uma das minhas prediletas é a ametista, de cor violeta. A pedra da transmutação. O que vem de energia ruim ela transforma em boa, dessa forma ampliando a força energética sua e do espaço. Pura magia.

De fato, receber e dar presentes é muito bom. Sorrir, se alegrar e ver a felicidade do outro ao receber é transbordante. Mas não se esqueça que o maior e melhor presente de todos sempre será aquilo que é impagável: seu tempo. Sua presença de qualidade.

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade