'Vtnc seu ingrato': por que Eduardo Bolsonaro xingou o pai no Whatsapp
Troca de mensagens expõe tensão na relação entre Eduardo Bolsonaro e Jair Bolsonaro
Mensagens obtidas pela Polícia Federal revelam uma troca ríspida entre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ex-presidente Jair Bolsonaro em julho de 2025. Na ocasião, Eduardo xingou o pai abertamente por o criticar em entrevista: "Vtnc seu ingrato".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No dia 15 de julho, Eduardo aconselhou o pai a não conceder entrevista ao jornal Poder360, alegando que "muita coisa estava acontecendo". O parlamentar afirmou que poderia ir à Casa Branca no dia seguinte para articular ações em prol do pai e alertou: "Se vc disser algo sobre EUA que não se encaixar com o que estamos fazendo aqui, pode enterrar algumas ações".
Entre essas "ações", Eduardo citou diretamente a possibilidade da aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. "Magnitsky no Moraes está muito muito próxima", escreveu. O deputado temia que qualquer declaração precipitada do ex-presidente pudesse trazer novos inquéritos contra ele.
Jair Bolsonaro respondeu prometendo que "não iria aprofundar nada sobre sanções", mas apenas "ficar na denúncia".
Horas depois, Bolsonaro concedeu a entrevista ao Poder360, na qual citou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como aliado e, ao falar do filho, disse: "Ele (Eduardo Bolsonaro), apesar de ter feito 40 anos de idade agora, né... ele não é tão maduro assim, vamos assim dizer, talhado para a política... tá bem. Ele acerta 90% das vezes, 9% quando meio e 1% está errando".
As declarações irritaram Eduardo, que reagiu de forma explosiva em mensagens de WhatsApp.
"Eu ia deixar de lado o histórico do Tarcísio, mas graças aos elogios que você fez a mim no Poder 360, estou pensando seriamente em dar mais uma porrada nele, para ver se você aprende. Vtnc seu ingrato do c******".
O deputado prosseguiu com as reclamações: "Me f****** aqui. Você ainda ajuda a se f**** aí!" e "Se o imaturo do seu filho de 40 anos não puder encontrar com os caras aqui, porque você me joga para baixo, quem vai se f*** é você e vai decretar o resto da minha vida nesta p**** aqui. Tenha responsabilidade!"
Em áudios, cujo conteúdo não foi recuperado, Jair Bolsonaro respondeu ao filho. Eduardo, por sua vez, disparou: "quero que vc olhe para mim e enxergue o Temer" e questionou: "vc falaria isso do Temer?".
Após a troca de ofensas, Jair voltou a falar publicamente, desta vez à CNN, com declarações mais favoráveis ao filho. Na madrugada de 16 de julho, Eduardo recuou. Pediu desculpas ao pai e justificou: "estava puto na hora". Em seguida, encaminhou a foto de uma publicação feita no X (antigo Twitter) em que buscava pacificar o embate com Tarcísio de Freitas.