'Babaca inexperiente': Silas Malafaia xinga Eduardo Bolsonaro em conversas com o ex-presidente
Relatório da Polícia Federal mostram o pastor criticando duramente o deputado federal pela forma que se manifestou sobre taxação
Mensagens obtidas pela Polícia Federal indicam que o pastor Silas Malafaia fez duras críticas contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em uma troca de mensagens com seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O episódio ocorreu após o governo de Donald Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nos diálogos, Malafaia não poupou palavras contra o filho do ex-presidente, a quem classificou como inexperiente e prejudicial à estratégia política do grupo. "Esse seu filho Eduardo é um babaca inexperiente que está dando a Lula e a esquerda o discurso nacionalista e ao mesmo tempo te ferrando. Um estúpido de marca maior. ESTOU INDIGNADO! Só não faço vídeo e arrebento com ele por consideração a você. Não sei se vou ter paciência de ficar calado se esse idiota falar mais alguma asneira", escreveu em uma das mensagens enviadas a Bolsonaro no dia 11 de julho de 2025, às 17h55.
Dois dias antes, Trump havia justificado a taxação em sua rede social, afirmando que a decisão estava relacionada à forma como o Brasil vinha tratando Bolsonaro, que será julgado no próximo mês pela Primeira Turma do STF por participação em uma trama golpista. Para o republicano, o processo é uma "caça às bruxas" que "não deveria estar acontecendo".
Nos diálogos, Malafaia também demonstrou irritação com a repercussão de reportagens da imprensa. Ele criticou a publicação feita pela jornalista Mônica Bergamo no X, que relatava uma tentativa do governador Tarcísio de Freitas de convencer ministros do STF a liberar Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos e negociar com Trump. "O amadorismo político de vocês me impressiona! Gilmar vazou para Mônica Bergamo o pedido de vocês. Quer falar com Trump? Faz um vídeo conferência e não precisava se expor. É piada!", escreveu o pastor.
Em outra mensagem, às 18h07, Malafaia contou a Bolsonaro que havia recebido uma ligação de um jornalista perguntando sobre uma suposta "discussão violenta" entre o ex-presidente e o filho Eduardo. O pastor levantou suspeitas de que informações estariam sendo repassadas à imprensa por alguém próximo da família do ex-presidente. Bolsonaro, em áudios, negou a existência da briga.
As críticas de Malafaia contra Eduardo continuaram em novos áudios enviados ao ex-presidente. Ao elogiar a postura do senador Flávio Bolsonaro em entrevista à GloboNews, voltou a atacar o deputado. "E vem o teu filho babaca falar merda! Dando discurso nacionalista, que eu sei que você não é a favor disso. Dei-lhe um esporro, cara... mandei um áudio pra ele de arrombar. E disse pra ele, a próxima que tu fizer eu gravo um vídeo e te arrebento! Falei pro EDUARDO. (...)", declarou.