União Brasil diz receber 'com respeito' saída de Caiado para se filiar ao PSD
Governador de Goiás deixou a sigla em meio à resistência interna ao seu projeto presidencial e se filiou ao Partido Social Democrático
O União Brasil afirmou, em nota divulgada na noite desta terça-feira, 27, que recebeu "com respeito" a decisão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de deixar a sigla para se filiar ao Partido Social Democrático (PSD). A saída ocorre em meio à resistência interna do partido em endossar uma candidatura do goiano à Presidência da República.
No comunicado, assinado pelo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, a legenda destacou a trajetória de Caiado na vida pública, citando a atuação na área de segurança pública, a defesa da responsabilidade fiscal e o fortalecimento do agronegócio em Goiás. O partido também ressaltou o papel do governador na consolidação da sigla nos Estados e no debate político nacional.
A nota adota um tom conciliador ao afirmar que "a política é feita de ciclos, escolhas e convergências" e desejar sucesso a Caiado na nova etapa. Ao final, o União Brasil reforça que seguirá dedicado ao projeto de governabilidade e à agenda de responsabilidade institucional.
Ao se filiar ao PSD, Caiado passa a integrar uma legenda que reúne outros governadores cotados para a disputa presidencial. Além do chefe do Executivo goiano, estão no partido Ratinho Jr., do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.
Em vídeo divulgado ao lado de Ratinho e Leite, Caiado afirmou que o candidato escolhido pelo partido terá o apoio dos demais. "Aquele que for escolhido (para ser candidato) levará essa bandeira de resgate daquilo que o povo espera: caráter, honra, independência intelectual para governar esse país. O que sair daqui candidato terá o apoio dos demais", disse.
Horas antes de se filiar ao PSD, Caiado deu declarações afirmando que já havia avisado Rueda e o vice-presidente do União, ACM Neto.
View this post on Instagram