Silvinei Vasques foi entregue a autoridades brasileiras e deve chegar sábado em Brasília
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi preso nesta sexta após romper tornozeleira eletrônica e tentar fugir
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi entregue às autoridades brasileiras na noite desta sexta-feira, 26, em Foz do Iguaçu. Ele foi preso durante a manhã, no Paraguai, após romper sua tornozeleira eletrônica e ser localizado tentando fugir do Brasil. Ele deve chegar em Brasília no sábado, 27. As informações são do Blog do Fausto Macedo, do Estadão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o veículo, Silvinei foi retirado algemado de um camburão e levado por policiais paraguaios até a divisa com o Brasil. Ele estava usando um capuz preto e foi colocado em um carro da Polícia Federal ao chegar do lado brasileiro.
O sinal da tonozeleira de Silvinei foi interrompido na quinta-feira, dia 25. Foi aí que a Polícia Federal constatou que ele havia deixado seu endereço em São José, em Santa Catarina. Ele foi encontrado no Paraguai.
Com a situação, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converteu as medidas cautelares impostas a Silvinei em prisão preventiva.
No último dia 26, o ex-diretor-geral da PRF foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão por comandar blitzes ilegais no Nordeste durante as eleições de 2022 com o intuito de atrapalhar os eleitores a votarem – considerando as pesquisas eleitorais que apontavam que a região tenderia a votar em Lula (PT), concorrente de Jair Bolsonaro na época.
Sob a liderança de Vasques, a PRF realizou 4.591 fiscalizações em todo o país entre os dias 28 e 30 de outubro de 2022. Eleitores relataram abordagens irregulares, e o PT denunciou que a corporação teria agido para impedir o acesso às urnas. A justificativa apresentada pela PRF foi o combate ao transporte irregular de eleitores. A prisão inicial de Silvinei ocorreu em 2023, no âmbito da Operação Constituição Cidadã, deflagrada pela Polícia Federal para apurar a questão.

