Saída de Celso Sabino é a 14ª troca no governo Lula; veja as mudanças de ministros
Demissão de Celso Sabino ocorre em meio a disputas com o União Brasil e rearranjo da base aliada
Ao demitir o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta quarta-feira, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou para 14 as trocas no primeiro escalão desde o início do terceiro mandato, em janeiro de 2023, em meio a uma tentativa de recomposição da base no Congresso.
Esta é a segunda troca no comando do Ministério do Turismo desde o começo do atual governo. O ex-ministro foi expulso do União Brasil por descumprir a orientação da legenda de deixar a Esplanada.
- Julho de 2023 — Daniela Carneiro sai do Turismo
Para agradar ao Centrão, Lula substituiu Daniela Carneiro por Celso Sabino, atendendo a uma demanda do União Brasil, que se dizia sub-representado no governo. Ela não era considerada da cota partidária.
- Janeiro de 2025 — Paulo Pimenta sai da Secom
Com a queda na popularidade do governo, Lula demitiu Paulo Pimenta e nomeou o marqueteiro Sidônio Palmeira, em tentativa de reposicionar a comunicação do Planalto.
- Abril de 2025 — Mudanças no Ministério das Comunicações
Juscelino Filho deixou o comando do Ministério das Comunicações após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob suspeita de desvio de emendas parlamentares.
- Outubro de 2025 — Secretaria-Geral da Presidência
Márcio Macêdo deixou o cargo e foi substituído por Guilherme Boulos. O deputado do PSOL ganhou o cargo com a tarefa de reaproximar o Planalto de setores da sociedade que têm se afastado do PT e da esquerda.