Raquel Lyra participa da cerimônia de posse de Fachin como presidente do STF, nesta segunda (29)
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), cumpre compromissos oficiais em Brasília nesta segunda-feira, 29 de setembro.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), cumpre compromissos oficiais em Brasília nesta segunda-feira, 29 de setembro.
Pela manhã, a gestora estadual participa da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, e à tarde marca presença na cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
A agenda começa às 10h no Centro Internacional de Convenções do Brasil, espaço que recebeu a solenidade de abertura da conferência. O encontro reúne lideranças políticas, especialistas e representantes da sociedade civil para debater avanços e desafios nas políticas públicas voltadas para as mulheres brasileiras.
No período da tarde, às 16h, Raquel Lyra vai presenciar a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal, realizada na sede da Corte, na Praça dos Três Poderes. Fachin assume o comando do tribunal no lugar de Luís Roberto Barroso, que presidiu o STF até domingo (28).
Perfil de Fachin
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no Supremo em junho de 2015. O ministro nasceu em Rondinha (RS), mas fez carreira jurídica no Paraná, onde se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
No STF, foi relator das investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas e do caso que ficou conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual foram adotadas diversas medidas para diminuir a letalidade policial durante operações contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
Relator das ações penais da trama golpista, Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
O ministro foi empossado no cargo em março de 2017.Ele foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para suceder o ministro Teori Zavascki, falecido em um acidente de avião naquele ano.
Antes de chegar ao STF, Moraes também ocupou diversos cargos no governo de São Paulo, onde foi secretário de Segurança Pública e de Transportes. Ele também foi ministro da Justiça no governo Temer.