Quem é o filho de garimpeiro envolvido na fuga de Ramagem
Empresário é investigado por suposta participação na fuga do deputado federal para os Estados Unidos
Celso Rodrigo de Mello, filho de um garimpeiro e empresário, foi preso por suspeita de envolvimento na fuga do deputado federal Alexandre Ramagem, investigado por ligação com garimpo ilegal e outros crimes.
Celso Rodrigo de Mello, de 27 anos, foi preso no sábado, 13, em Manaus, por um suposto envolvimento na fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O jovem é filho do empresário e garimpeiro Rodrigo Cataratas, pré-candidato ao Senado por Roraima. Ele também é dono da empresa Cataratas Poços Artesianos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em 2022, Celso já havia sido preso, por suspeita de exploração ilegal de ouro na Terra Indígena Yanomami e lavagem de dinheiro. À época, o jovem também foi alvo de uma investigação que tinha como objetivo averiguar grupos ligados ao garimpo clandestino na área protegida.
A Operação Urihi Wapopë, deflagrada em 2021, com foco em desarticular a organização criminosa que era comandada por Celso, apreendeu aeronaves na sede da empresa de poços artesianos. Os agentes concluíram que ele era o responsável por fornecer apoio logístico para a exploração de garimpo, tendo movimentado aproximadamente R$ 425 milhões.
Fuga por Roraima
Ramagem foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por participação na chamada trama golpista. Ele deixou o Brasil após viajar de avião para Boa Vista (RR) e seguir clandestinamente, de carro, em direção à fronteira, com possível destino pela Venezuela ou pela Guiana. O destino final foi Miami (EUA), local onde vive atualmente. Ele é considerado foragido.