Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Preso no Brasil ex-membro do grupo terrorista argentino Triple A

3 jul 2014 - 18h11
Compartilhar

O argentino Salvador Siciliano, ex-membro da organização terrorista Aliança Anticomunista Argentina, conhecida como Triple A e que atuou no país entre 1973 e 1976, foi preso em São Paulo, informou nesta quinta-feira a Polícia Federal (PF).

Siciliano, de 70 anos, é acusado pela justiça argentina de crimes contra a humanidade, cometidos há cerca de quatro décadas.

A Triple A foi fundada por José López Rega, que na época era secretário privado do ex-presidente Juan Domingo Perón durante seu exílio em Madri, e depois se tornou homem forte do último governo do general e do gabinete de sua esposa e sucessora, María Estela Martínez.

A organização atuou como um grupo paramilitar durante o último governo de Perón, que morreu em 1974 enquanto estava no cargo e foi substituído por sua esposa e vice-presidente, conhecida como "Isabelita", que acabou sendo derrubada pelos militares em 1976.

Segundo uma causa aberta na justiça argentina, a Triple A foi responsável por cerca de 700 assassinatos ocorridos entre 1973 e 1976.

Na época, a organização também ameaçou publicamente dezenas de artistas e intelectuais, que foram forçados ao exílio.

Após a queda do governo de "Isabelita", muitos membros da Triple A se alistaram em grupos paramilitares do regime militar, que caiu em 1983 e deixou cerca de 30 mil desaparecidos, segundo números de organizações de direitos humanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra