PUBLICIDADE

Política

Preso hoje, Rivaldo Barbosa foi quem acolheu familiares após assassinato de Marielle

Marcelo Freixo afirma que foi para Rivaldo Barbosa, então chefe da PC, que ligou ao saber do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

24 mar 2024 - 09h35
(atualizado em 26/3/2024 às 08h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Na manhã deste domingo, 24, a Polícia Federal prendeu três suspeitos de terem mandado matar Marielle Franco. Entre eles está Rivaldo Barbosa, que, em 2018, quando o assassinato aconteceu, era chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Segundo relato do político Marcelo Freixo, foi o policial quem acolheu os familiares das vítimas após o crime.

"Foi para Rivaldo Barbosa que liguei quando soube do assassinato da Marielle e do Anderson e me dirigia ao local do crime. Ele era chefe da Polícia Civil e recebeu as famílias no dia seguinte junto comigo", disse Freixo, em publicação no X, antigo Twitter.

"Agora Rivaldo está preso por ter atuado para proteger os mandantes do crime, impedindo que as investigações avançassem. Isso diz muito sobre o Rio de Janeiro", complementou.

Marcelo Freixo, atual presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Marcelo Freixo, atual presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Além disso, Freixo lembrou que cinco delegados comandaram as investigações do inquérito do assassinato de Marielle e Anderson.

"Sempre que se aproximavam dos autores eram afastados. Por isso demoramos seis anos para descobrir quem matou e quem mandou matar", avalia.

Para ele, toda essa situação é uma "oportunidade" para o Rio de Janeiro virar a página em que crime, polícia e política não se separam.

Veja os posts na íntegra:

Quem mandou matar Marielle? Confira quem foi preso pela PF como mandante Quem mandou matar Marielle? Confira quem foi preso pela PF como mandante

A operação e os presos

A Polícia Federal prendeu preventivamente, na manhã deste domingo três suspeitos de mandar matar Marielle Franco e Anderson Gomes: Domingos Brazão, Chiquinho Brazão e Rivaldo Barbosa. Segundo as investigações, a motivação do crime foi a atuação política de Marielle, que atrapalhava o interesse dos irmãos

De acordo com decisão do ministro Alexandre de Moraes que autoriza a prisão, o planejamento da execução teria começado no segundo semestre de 2017, por causa da participação de Marielle na votação do Projeto de Lei Complementar 174/2016. A proposta, de autoria de Chiquinho Brazão na época em que era vereador, dispunha sobre a regulamentação fundiária de loteamentos e grupamentos existentes nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Itanhangá, assim como nos bairros da XVI RA – Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. 

No relatório final do inquérito, que possui 479 páginas, é descrito que a presença de Marielle junto a comunidades em Jacarepaguá era o que mais atrapalhava os interesses dos irmãos. Isso porque na região, que em sua maioria é dominada por milícias, se concentrava relevante parcela da base eleitoral da família Brazão.

operação foi antecipada para este final de semana para preservar o "fator surpresa", já que havia potencial risco de fuga dos investigados. Além disso, para evitar vazamentos, as informações sobre a ação policial foram compartimentadas.

De acordo com o O Globo, agentes responsáveis por executar os 12 mandados de buscas e apreensões no Rio de Janeiro receberam informações genéricas sobre o caso. Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em complemento, segundo o jornalista César Tralli, da Rede Globo, a decisão de antecipar a operação foi tomada na noite de quinta para sexta-feira, em Brasília. Foram envolvidas as cúpulas da Procuradoria Geral da República (PGR), da Polícia Federal (PF) e auxiliares do Supremo Tribunal Federal (STF).

A urgência foi devido à homologação da delação do ex-policial militar Ronnie Lessa, na última terça-feira, 19. Detalhes da delação começaram a ser divulgados e poderiam atrapalhar a operação. Além disso, foram encontrados indícios de que parentes dos alvos do inquérito estavam se movimentando para deixar o Brasil. 

Quem mandou matar Marielle? Confira quem foi preso pela PF como mandante Quem mandou matar Marielle? Confira quem foi preso pela PF como mandante

A Operação Murder Inc., como foi nomeada, contou com o apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, da Secretaria Nacional de Políticas Penais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Além de ter como alvo autores intelectuais do crime de homicídio, também estão sendo apurados crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade