Quem mandou matar Marielle? Confira quem foi preso pela PF como mandante

A Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão preventiva de três suspeitos neste domingo, 24

Foto: Reprodução: Instagram/marielle_franco

Operação

No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados. Mas quem mandou matá-los? Neste domingo, 24, a PF deflagrou a ‘Operação Murder Inc.’ contra os autores intelectuais do crime de homicídio -- e prendeu três suspeitos.

Foto: Marcelo Freixo/Wikimedia Commons

Quem foi?

Segundo informações obtidas pelo colunista de política do Terra, Guilherme Maziero, os três suspeitos de mandar matar Marielle e Anderson são:

Foto: Polícia Federal

Irmãos Brazão

Domingos Brazão, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e Chiquinho Brazão, deputado federal pela União Brasil.

Foto: Montagem/Reprodução

e Rivaldo Barbosa

O ex-chefe de Polícia Civil do Rio também foi preso como suspeito de ter mandado matar Marielle, ao lado dos membros da família Brazão.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Já estavam no radar

Não são nomes novos. Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão chegaram a aparecer na delação de Ronnie Lessa, em janeiro deste ano.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Suspeitas são antigas

Em 2019, a então procuradora da República, Raquel Dodge, chegou a nomear Domingos Brazão como mandante do crime em uma denúncia. Ela também pedia a federalização do caso, que estava em instância estadual. A Polícia Federal, porém, só assumiu o caso em fevereiro de 2023, já sob a nova gestão do governo.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Envolvimento em milícias?

Domingos Brazão foi citado em 2008 na chamada "CPI das Milícias", encabeçada pelo então vereador Marcelo Freixo. Marielle também trabalhava na comissão, já que fazia parte do gabinete de Freixo.

Foto: Flickr Marcelo Freixo

Irmão também

Posteriormente, em 2020, já no âmbito das investigações do caso Marielle, Chiquinho Brazão foi apontado como um dos integrantes da "bancada da milícia" enquanto era vereador no Rio. Nessa época, ele já havia assumido o cargo de deputado federal, eleito pela primeira vez em 2018 pelo Avante.

Foto: Reprodução/Facebook

Hipótese

Uma das hipóteses é que Marielle tenha sido morta após ganhar expressividade em regiões dominadas pela milícia e que seriam base eleitoral de Domingos e Chiquinho Brazão no Rio de Janeiro.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

E Rivaldo?

Rivaldo era chefe da Polícia Civil e foi ele quem acolheu as famílias de Marielle e Anderson após o crime. Ele ofereceu apoio e se colocou à disposição para ajudar na investigação. A suspeita, agora, é de que ele que atrapalhou o andamento do caso.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Operação segue

A Operação Murder Inc. conta com o apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, da Secretaria Nacional de Políticas Penais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Terra!

O Terra produz conteúdos diariamente para te informar. Acesse o site e as nossas redes sociais.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil