Presidente búlgaro promete receber Dilma com "alegria e orgulho"
1 jan2011 - 16h48
(atualizado às 21h06)
Compartilhar
O presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, parabenizou neste sábado a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, e reiterou seu convite para visitar neste ano a pátria de seu pai, em carta cujo texto foi enviado à agência EFE.
Dilma quase chora ao falar que é presidente de todos:
O chefe do Estado do país balcânico garantiu que sua nova colega latino-americana, a quem felicita por ter conseguido uma grande confiança do povo brasileiro, será recebida "com especial alegria e orgulho".
A nova presidente brasileira é filha do comunista búlgaro Petar Rusev, que emigrou nos anos 1930 ao Brasil, onde mudou seu sobrenome para Rousseff, pois o original resultava impronunciável em português.
"A Bulgária dá prioridade em suas relações bilaterais com o Brasil, e especialmente na esfera dos laços econômicos e comerciais, às relações espirituais e a cooperação no campo da educação e a cultura", ressaltou o presidente búlgaro.
Lembrou que a campanha eleitoral e a vitória de Dilma "emocionou e despertou o interesse do todo o povo búlgaro", aludindo as suas raízes no país balcânico.
Assim, enquanto no Brasil ocorria a cerimônia de posse de Dilma Rousseff, a cadeia privada búlgara bTV oferecia uma reportagem ao vivo a partir de Gabrovo, a cidade natal do pai da presidente brasileira.
"Parabéns, Dilma! Te esperamos na terra de teu pai e nos sentimos enormemente orgulhosos de ti", disse emocionada diante da câmera Toshka Kovacheva, de 72 anos, viúva do recém-falecido primo-irmão de Dilma, Tsvetan Kovachev.
O príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón, herdeiro da Coroa da Espanha, está em Brasília para assistir à posse da presidente eleita Dilma Rousseff
Foto: EFE
Presidente venezuelano Hugo Chávez chega a Brasília para acompanhar a posse de Dilma Rousseff
Foto: Twitter / Reprodução
Presidente chileno Sebastián Piñera participa de entrevista após cumprimentar Dilma Rousseff
Foto: Luciana Cobucci / Terra
Dilma Rousseff é cumprimentada pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton
Foto: EFE
Hugo Chavez e Hillary Clinton se encontram nos bastidores da posse de Dilma Rousseff
Foto: EFE
Dilma cumprimenta Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina
Foto: EFE
Acompanhado pela esposa, presidente hondurenho Mauricio Funes cumprimenta Dilma Rousseff por sua posse
Foto: EFE
José Sócrates (primeiro-ministro de Portugal), Sebastián Piñera (presidente do Chile) e Hugo Chaves (presidente da Venezuela) comparecem à posse de Dilma Rousseff
Foto: EFE
Dilma é cumprimentada pelo príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón, herdeiro da Coroa da Espanha
Foto: EFE
Hugo Chavez cumprimenta Dilma Rousseff no dia de sua posse
Foto: EFE
Hugo Chavez abraça Lula em Brasília
Foto: EFE
Primeiro ministro de Portugal, José Sócrates cumprimenta Dilma Rousseff em sua posse
Foto: EFE
Presidente da Organização Iraniana de Assuntos das Mulheres e da Família, Mrayam Mojtahed-zade comparece à posse de Dilma Rousseff