PUBLICIDADE

"Pode me prender", diz deputado que admitiu financiar acampamentos antidemocráticos

Amauri Ribeiro deu declaração ao defender coronel Franco, que foi preso pela PF na operação Lesa Pátria

7 jun 2023 - 15h10
(atualizado às 15h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)

O deputado estadual Amauri Ribeiro (União) afirmou, durante discurso na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que deveria estar preso por ajudar a financiar os acampamentos antidemocráticos que foram montados em frente aos quartéis de Brasília como forma de questionar o processo eleitoral em 2022. A fala foi feita em sessão ordinária na terça-feira, 6. 

A declaração foi dada em defesa do coronel Benito Franco, preso pela Polícia Federal (PF) em abril na operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram ou fomentaram os atos golpistas do dia 8 de janeiro no Distrito Federal.

“A prisão do Coronel Franco é um tapa na cara de cada cidadão de bem neste estado. Foi preso sem motivo algum, sem ter feito nada. Eu também deveria estar preso. Eu ajudei a bancar quem estava lá. Pode me prender, eu sou um bandido, eu sou um terrorista, eu sou um canalha, na visão de vocês. Eu ajudei, levei comida, levei água e dei dinheiro. Eu acompanhei lá e também fiquei na porta, porque sou patriota”, disse o parlamentar.

Operação Lesa Pátria

Em abril deste ano, o coronel Benito Franco, ex-comandante das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), foi preso pela Polícia Federal (PF) na capital de Goiás. A prisão ocorreu como parte de um desdobramento da Operação Lesa Pátria.

Nas plataformas digitais, ele tinha o hábito de expressar suas posições políticas. Em uma de suas publicações nas redes sociais, ele fez uma comparação entre uma declaração do ministro da Justiça, Flávio Dino, e um discurso de Adolf Hitler. No final do ano passado, ele foi denunciado após gravar vídeos em que ameaçava que "o ladrão não sobe a rampa".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade