PI: PT oficializa chapa pura com candidatura de Wellington Dias
- Yala Sena
- Direto de Teresina
O PT oficializou na noite da última quinta-feira a candidatura do senador Wellington Dias à prefeitura de Teresina, no Piauí. Após intervenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Diretório Nacional, o PT anulou a decisão de apoio ao PTB para a reeleição do prefeito Elmano Férrer e lançou chapa pura em meio a ataques dos aliados.
Ao chegar na reunião para ratificar a candidatura, o petista pediu aos militantes que rezassem a oração do Pai Nosso. Logo em seguida, ele anunciou a sua decisão."Sim, eu aceito concorrer à prefeitura de Teresina. Sim, eu aceito concorrer na chapa com meu companheiro Cícero Magalhães", garantiu o pré-candidato sobre aplausos da militância de Teresina.
A candidatura de Wellington Dias, que foi governador por dois mandatos no Piauí, causou reviravoltas e críticas do PTB. O senador João Vicente Claudino, presidente do PTB no Estado, convocou coletiva e classificou o rompimento dos petistas de "covardia e traição".Sem o PT na chapa do prefeito Elmano Férrer, o PTB busca outro vice e conversa com o PMDB e o PP.
Wellington Dias avaliou que a decisão de ter chapa pura é parte de estratégia para derrotar uma "teoria de isolamento do PT que só fortalecia a oposição. "Não é a toa que está se vendo desespero aqui e ali. Afirmo aqui (Teresina) que haverá segundo turno na eleição. E isso não é arrogância", disse.
O pré-candidato disse que acredita na força do partido e que vai tentar vencer no primeiro turno. O senador defendeu que é preciso continuar com o projeto defendido pelo PT. No discurso ele mostrou ainda o slogan da campanha: "Teresina para todos". "Essa é uma mensagem que o presidente Lula deu para o Brasil, um país para todos", contou. Wellington Dias é o primeiro candidato a oficializar candidatura. Além do petista deverão disputar as eleições o deputado estadual Firmino Filho, pelo PSDB, e o prefeito Elmano Férrer, do PTB. O partido do governador Wilson Martins, o PSB, lançou o apresentador Beto Rego. Já o PSol disputar a prefeitura com o nome do advogado Maklandel Aquino, e o PSTU, com o professor Daniel Solon.