PUBLICIDADE

Política

PI: governador Wilson rompe com o PT e renuncia mandato

4 abr 2014 - 10h09
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Piauí, Wilson Nunes Martins (PSB), renunciou nesta sexta-feira ao mandato para disputar uma vaga ao Senado. Martins se afasta do governo em meio a um rompimento com o PT, partido que o ajudou a eleger em 2011. Em seu lugar, assume o empresário Antônio José de Morais Filho, o Zé Filho (PMDB), atual vice de Martins.

A solenidade de posse ocorreu na Assembleia Legislativa e às 11h será a transmissão de cargo no Palácio de Karnak, sede do poder estadual. "Deixo o governo com o sentimento de dever cumprido. Os resultados são altamente positivos em todos os aspectos e as metas foram cumpridas acima do que foi projetado", disse Wilson Martins.

Nos últimos meses, o cenário político no Estado é de reviravoltas. O governo de Martins trocou o PT pelo PSDB, e montou um bloco de aliança com cerca de 17 partidos. Com aval do PMDB e da base, o governador lançou o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) como pré-candidato a sucessão estadual. A vaga de vice foi destinada ao PSDB, que indicou o nome do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB).

O bloco governista terá como adversário o senador Wellington Dias, pré-candidato do PT nas eleições, que foi governador do Estado por dois mandatos. Wilson Martins foi vice do PT no segundo governo de Dias. Sem entendimento para a chapa majoritária e a relação já arranhada com o PT, Wilson Martins decidiu romper com os petistas.

Com o racha, a pré-candidatura de Dilma Rousseff terá dois palanques no Piauí. Um apoiado pela chapa de Wellington Dias (PT) e o outro com o deputado Marcelo Castro, que já declarou que votará em Dilma. Wilson Martins, que será candidato ao Senado, pedirá votos para Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, e Sílvio Mendes, do PSDB que é vice do PMDB, votará em Aécio Neves.

Sem estresse

O novo governador Zé Filho garantiu que irá priorizar nos nove meses as áreas de segurança e saúde. Ele disse ainda que fará um governo "sem estresse" e com mudanças no primeiro escalão. Negando boatos de que poderá sair candidato à reeleição, Zé Filho garante que seu candidato é o deputado Marcelo Castro.  

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/mapa-eleitoral-2014/">Mapa eleitoral 2014</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade