PUBLICIDADE

Política

PGR defende suspensão de projeto que inibe criação de partidos

Íntegra do parecer de Roberto Gurgel ainda não foi divulgado. Entendimento acompanha opinião do ministro Gilmar Mendes

13 mai 2013 - 16h41
(atualizado às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou parecer nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a suspensão do projeto de lei que inibe a criação de partidos. O entendimento converge com a opinião do relator do mandado de segurança, ministro Gilmar Mendes, que interrompeu o andamento do projeto a pedido do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

O parecer ainda não foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas a opinião de Gurgel pode ser conferida de forma sucinta na página do processo na internet. "Opina pelo conhecimento e concessão da segurança", informa.

Na semana passada, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), manifestaram ao ministro Gilmar Mendes preocupação com o que classificaram como "controle prévio" que o STF vem fazendo no processo legislativo, ao interromper a tramitação de projetos.

Já Gilmar Mendes defendeu o uso de mandado de segurança para suspender reformas legislativas em andamento no Congresso Nacional.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade