Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Deputado do PL assina cassação de Eduardo e Ramagem; veja quem é

Antônio Carlos Rodrigues tem histórico de atrito com lideranças do Partido Liberal

18 dez 2025 - 22h32
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O deputado Antônio Carlos Rodrigues, do PL, assinou a cassação de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, destacando-se por histórico de atritos dentro do partido, incluindo críticas a Donald Trump e defesa de Alexandre de Moraes.
Antônio Carlos Rodrigues é membro histórico do PL em São Paulo
Antônio Carlos Rodrigues é membro histórico do PL em São Paulo
Foto: Divulgação/Câmara de Deputados

Entre os sete nomes que assinaram as cassações dos mandatos de deputados de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) chama atenção o de Antônio Carlos Rodrigues, também integrante do Partido Liberal pelo Estado de São Paulo. A decisão da cassação foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 18.

Um outro membro do PL também integra a mesa como 1º vice-presidente. Trata-se de Altineu Côrtes (PL-RJ), mas ele não participou da votação. Já Antônio Carlos Rodrigues aparece como primeiro suplente de secretário.

Rodrigues possui um histórico de atrito com o resto do partido. Em julho deste ano, o PL chegou a anunciar sua expulsão após ele defender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e criticar o presidente norte-americano Donald Trump pela sanção imposta ao magistrado com a aplicação da Lei Magnitsky.

Lista dos que assinaram pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ)
Lista dos que assinaram pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ)
Foto: Reprodução/Diário Oficial da Câmara dos Deputados

Na ocasião, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, disse que Trump era "o presidente do país mais forte do mundo". "A pressão da nossa bancada foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma ignorância sem tamanho", afirmou. Meses depois, porém, o líder da sigla voltou atrás e a expulsão não se concretizou. Valdemar disse que o caso seria levado ao Conselho de Ética do PL. 

Antônio Carlos Rodrigues é membro antigo do PL, filiado desde 1990. Pelo partido, foi vereador de São Paulo por quatro vezes e depois senador. Mesmo sendo de uma sigla de oposição, em 2015 assumiu a pasta do Ministério dos Transportes durante a gestão Dilma Rousseff. 

Eduardo Bolsonaro se pronuncia pela primeira vez após cassação: ‘Medalha de honra':
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade