País segue polarizado com 76% se considerando petista ou bolsonarista, diz Datafolha
Apenas 18% se diz neutro em resposta sobre apoiar o partido do presidente Lula ou o grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro
Mais de três quartos dos brasileiros se identificam como petistas ou bolsonaristas, segundo a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 8. Em junho, data do levantamento anterior, a soma dos dois grupos totalizava 70%, passando agora para 76%, indicando crescimento da polarização no País.
A pesquisa anterior foi a primeira da série histórica em que os bolsonaristas se igualaram àqueles que afirmam ser petistas: foram 35% de respostas em cada grupo.
Agora, ambos os segmentos cresceram, com os apoiadores do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegando a 39%, ante 37% dos fiéis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, os dois grupos estão tecnicamente empatados.
Neutros passaram de 20% para 18%, aqueles que dizem não se encaixar em nenhum dos dois grupos foram de 7% para 5%, e os que não sabem são 1% - em junho eram 2%. A metodologia da pesquisa consiste em perguntar ao entrevistado onde ele se encaixa, numa escala de 1 a 5, em que 1 é bolsonarista e 5 é petista.
O primeiro levantamento foi realizado em dezembro de 2022. O maior índice de bolsonaristas é o atual. O de petistas foi em março do ano passado, do ano retrasado, e na primeira pesquisa, com 41% nas três ocasiões.
Os autodeclarados bolsonaristas vêm crescendo desde abril deste ano. Naquele mês, o ex-presidente, que recém virara réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, em março, reuniu 44,9 mil apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo. Na recente manifestação, dia 3, o público foi estimado em 37,6 mil.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 pessoas pessoalmente em 130 municípios brasileiros nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.