Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Padilha recebe visto para ir aos Estados Unidos acompanhar Lula na ONU

Parentes do ministro da Saúde tinham perdido visto por retaliação do governo de Trump

18 set 2025 - 14h59
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
O ministro da Saúde Alexandre Padilha, recebeu visto para ir aos EUA
O ministro da Saúde Alexandre Padilha, recebeu visto para ir aos EUA
Foto: Pedro Kirilos / Estadão / Estadão

BRASÍLIA - Os Estados Unidos concederam visto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira, 18. O ministro ainda não decidiu se irá à Assembleia Geral da ONU em Nova York e à Conferência da Organização Pan-Americana de Saúde na próxima semana.

Segundo o ministério, Padilha vai priorizar a tramitação da medida provisória do programa Agora tem Especialistas, mas a expectativa é que consiga conciliar com a agenda internacional.

Em agosto, os EUA cancelaram o visto da mulher e da filha do ministro. A autorização de Padilha para entrar no país não tinha sido alvo do governo de Donald Trump, porque já estava vencida. A punição aplicada pelo governo dos EUA foi justificada por conta da participação de Padilha no acordo com Cuba para a criação do programa Mais Médicos com profissionais de saúde daquele país.

No início da semana, Padilha ironizou o tema e citou música da cantora Luka ao comentar sobre a questão: "Tô nem aí", disse.

O ministro recebeu visto G2, que é uma modalidade especial para funcionários de governos estrangeiros que visitam temporariamente os Estados Unidos.

Há dois dias, o governo dos Estados Unidos concedeu o visto diplomático para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O ministro foi avisado na terça-feira, dia 16, pelo Itamaraty que seu visto foi liberado pelo Departamento de Estado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade