Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Moraes exibe vídeo de Bolsonaro sobre ‘enquadrar’ para mostrar ameaça ao STF

'Se isso não é ameaça, grave ameaça...', disse Moraes em sua fala

11 set 2025 - 16h25
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Alexandre de Moraes exibiu um vídeo de Bolsonaro ameaçando o STF durante julgamento sobre tentativa de golpe, reforçando que as declarações configuram grave ameaça e não liberdade de expressão.

Durante o voto da ministra Cármen Lúcia, no julgamento que analisa a conduta de Jair Bolsonaro e outros sete réus envolvidos na trama golpista, nesta quinta-feira, 11, o relator Alexandre de Moraes pediu a palavra para reforçar o entendimento de que o ex-presidente fez ameaças diretas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

"Se isso não é ameaça, grave ameaça", afirmou Moraes ao exibir um vídeo em que Bolsonaro aparece discursando em um protesto realizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

Discurso referido foi feito em protesto na Avenida Paulista
Discurso referido foi feito em protesto na Avenida Paulista
Foto: Reprodução/TV Justiça

Na gravação, Bolsonaro critica diretamente o ministro do STF.

"Temos um ministro dentro do Supremo que ousa continuar fazendo aquilo que nós não admitimos. [...] Ou esse ministro se enquadra ou ele pede para sair [...] Ele tem tempo ainda para se redimir, tem tempo ainda para arquivar os inquéritos. Ou melhor, acabou o tempo dele. Sai, Alexandre de Moraes".

Diante das imagens, Moraes questionou a interpretação da fala como mero ato político. "Algum de nós afirmaria que isso é liberdade de expressão e não crime?", perguntou o ministro ao colegas.

Ministro Alexandre de Moraes no julgamento da trama golpista no STF nesta quarta-feira, 10
Ministro Alexandre de Moraes no julgamento da trama golpista no STF nesta quarta-feira, 10
Foto: Gustavo Moreno/STF

Em seguida, reforçou o impacto da decisão da Corte no sistema judicial do país: "Qual recado nós queremos deixar para o poder Judiciário brasileiro? Qual precedente que nós queremos deixar para o juiz lá da comarca que não tem a segurança que nós temos?"

O julgamento segue no plenário do Supremo para decidir dosimetria das penas. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin formaram maioria para condenar Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Luiz Fux votou pela absolvição.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade