PUBLICIDADE

Política

Ministro: País tenta acabar com imigração ilegal de haitianos

7 mai 2014 - 13h44
(atualizado às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Preocupado com a imigração de haitianos, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, afirmou que o Itamaraty tentar acabar com as rotas ilegais de entrada no Brasil. Ele reconheceu que é lamentável a ação de “coiotes” para trazer habitantes daquele país, e relatou que o Brasil é um dos poucos países que adota uma política de vistos humanitária para cidadãos haitianos. Ainda assim, lamenta, muitas pessoas preferem recorrer a “coiotes” por falta de documentação ou mesmo por pressa.

Durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Figueiredo Machado foi questionado sobre a execução da política externa brasileira. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) afirmou que há mais de três anos o Acre sofre com fluxo migratório de imigrantes haitianos. Em audiência na Câmara dos Deputados, a parlamentar defendeu que o Brasil apoie mais a reconstrução do Haiti para manter essa população lá, mas também se mostrou preocupada com a facilidade com que se entra ilegalmente no País.

O chanceler acrescentou que o Itamaraty tem feito campanhas de esclarecimento para mostrar ao povo haitiano que é mais fácil e rápido buscar a via legal para emigrar para o Brasil. Outra medida será estabelecer que aqueles que chegarem legalmente terão prioridade de acesso aos programas sociais brasileiros.

Com informações da Agência Câmara.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade