Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Membros do governo Lula negam que PL da Dosimetria é contrapartida para retirada de sanções

Apesar disso, eles dizem que integrantes do governo norte-americano mencionaram a proposta como um ponto de interesse dos EUA

12 dez 2025 - 19h08
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Integrantes do governo brasileiro comemoraram a decisão dos Estados Unidos de retirar a sanção contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e o fato de não ter havido nenhuma contrapartida por parte do governo brasileiro para que isso acontecesse.

Apesar de integrantes do governo norte-americano usarem a tramitação do projeto de lei com redução de penas para envolvidos nos ataques golpistas, integrantes do governo brasileiro ouvidos pela reportagem insistem não haver qualquer relação entre os dois assuntos.

Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram na última terça-feira, 2. O petista pediu a Trump que retirasse a sanção contra Moraes e outras autoridades. Fontes do governo brasileiro dizem que, pelo tom do telefonema, o presidente norte-americano demonstrou entender que essa questão era importante para o Brasil. Por isso, creditam ao telefonema entre os dois o mérito para a retirada da sanção.

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira, 12, a retirada das sanções contra Moraes baseadas na Lei Magnitsky. Apesar de não atribuírem diretamente a decisão ao avanço do projeto de redução de penas dos condenados pelos ataques golpistas, integrantes do governo norte-americano mencionaram a proposta como um ponto de interesse dos Estados Unidos.

A avaliação de integrantes do governo brasileiro é de que a menção ao projeto em andamento no Congresso é uma forma de impor uma narrativa interna de que os Estados Unidos não saíram de mãos abanando na negociação.

O governo brasileiro considera que pouco a pouco os Estados Unidos têm retirado as sanções que impactaram também os norte-americanos, como a revogação das tarifas adicionais sobre uma série de produtos. Agora, os assuntos que permanecem na negociação envolvem, principalmente, produtos industriais.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade