Maioria dos brasileiros apoia tornozeleira eletrônica e restrições a Bolsonaro, mostra Datafolha
Levantamento indica que 55% concordam com medidas impostas pelo STF
Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 1º, revela que a maioria da população brasileira aprova as medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados concordam com a decisão que obriga Bolsonaro a usar tornozeleira eletrônica, restringe seu uso de redes sociais e impõe toque de recolher das 19h às 6h.
Os mesmos 55% também disseram acreditar que o ex-presidente pretendia deixar o país antes de enfrentar o julgamento. Já 36% afirmaram não acreditar nessa intenção, enquanto 10% não souberam ou preferiram não opinar.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho, com 2.004 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
As restrições foram determinadas por Moraes após a Polícia Federal apontar que Bolsonaro, ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, teria atuado junto a autoridades dos Estados Unidos para buscar sanções contra membros do Estado brasileiro, sob a justificativa de perseguição política. O ministro considerou que as ações do ex-presidente representam risco à ordem pública e ao andamento do processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado. A decisão foi confirmada pela maioria da Primeira Turma do STF.
A imposição das medidas provocou reações de aliados do ex-presidente, mas a pesquisa Datafolha indica que a decisão encontra respaldo significativo na opinião pública.
